25/02/2021 16h28
atualizado em: 25/02/2021 16h38
Facebook

No local, centenas de toneladas de entulhos e restos de materiais orgânicos eram depositados irregularmente, desde 2018

O ecoponto da Vila Helena foi inaugurado em evento oficial na manhã desta quinta-feira (25). A abertura do espaço foi feita pelo prefeito Rodrigo Manga junto do vereador Rodrigo do Treviso (PSL), representante do bairro, que foi o primeiro a receber o serviço na atual gestão de Sorocaba.

No local, centenas de toneladas de entulhos e restos de materiais orgânicos eram depositados irregularmente, desde 2018. Até setembro daquele ano, operava na área um antigo ecoponto, então desativado pelo Poder Executivo.

Segundo Treviso, não foram poucos os pedidos de atenção feitos ao longo dos anos. “Limpezas pontuais foram feitas, mas pela ausência de fiscalização e soluções eficazes, o lugar logo se tornava um lixão a céu aberto novamente”, contou o parlamentar. 

O descarte de resíduos no espaço gerava condições para o aparecimento de ratos, baratas, escorpiões e insetos e, consequentemente, o surgimento de doenças, tornando o local insalubre.

Atendendo pedidos do vereador Rodrigo e moradores da Vila Helena, o prefeito Manga encampou a limpeza geral dos entulhos na área, ainda na primeira quinzena de janeiro.

“Foram retirados quatro mil metros cúbicos de materiais inservíveis daqui, o que equivale a 350 viagens de caminhões de entulho”, afirmou o secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin José de Almeida Rosa.

O acesso ao terreno foi fechado "e, a partir de hoje, opera ali um ecoponto, mas de forma organizada e segura”, garantiu o chefe do Executivo.

Como vai funcionar – Diferente dos antigos ecopontos que existiam em Sorocaba, o espaço agora é cercado e tem controle de entrada dos cidadãos.

As pessoas podem depositar gratuitamente no local até um metro cúbico de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, o que equivale a aproximadamente cinco carrinhos de mão.

Volumes maiores demandam a contratação do serviço de caçambas particulares ou a contratação de uma empresa licenciada para fazer o descarte no Aterro de Resíduos Inertes.  Não será permitido o descarte de resíduo domiciliar, óleo automotivo e seus frascos, podas e vegetação, lixo hospitalar, lâmpadas, gesso, tintas, pneus, animais mortos e sucata de veículos.

São cinco caçambas de cinco metros cúbicos, cada, que receberão entulho de obras e de madeiras de construção civil; duas caçambas de 20 metros cúbicos para receber os móveis velhos e cinco contentores coloridos, tipo iglu, para os materiais recicláveis.

Programa Municipal – Tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei do vereador Rodrigo do Treviso, que determina a implantação de ecopontos como política permanente de limpeza pública em Sorocaba.

A proposta prevê a instalação de depósitos públicos adequados aos materiais sem utilidade à população. Entre eles, estão móveis velhos, materiais recicláveis, óleo de fritura, lâmpadas fluorescentes e entulhos de construção.

O parlamentar acredita que, com os ecopontos regulamentados, haverá destinação adequada de itens que são hoje despejados de qualquer jeito em vias públicas e terrenos abandonados.

(Assessoria de imprensa – vereador Rodrigo do Treviso – PSL)