01/03/2021 15h28
Facebook

A Secretaria de Comunicação Institucional da Câmara organizou a Mostra Fotográfica Mulheres do Legislativo, que será lançada no dia 8 de março

A Câmara Municipal de Sorocaba faz uma homenagem às mulheres no mês de março, em virtude do Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8, e por todo o mês no calendário municipal, instituído "Mês da Luta Internacional das Mulheres" de acordo com a lei 11.715, de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL). Por este motivo, a Casa de Leis decidiu prestar uma homenagem a todas as servidoras, funcionárias terceirizadas, assessoras e parlamentares, fundamentais para o bom trabalho do Legislativo e como uma forma de reconhecer também o importante serviço prestados pelas figuras femininas em praticamente todos setores da sociedade.

A Secretaria de Comunicação Institucional da Câmara de Sorocaba organizou a Mostra Fotográfica Mulheres do Legislativo, que será lançada no próximo dia 8 de março e ficará em exposição no Salão Salvadora Lopes por todo mês. Uma prévia do trabalho pode ser vista nas redes socias da Câmara, diariamente.

Para marcar e celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima segunda-feira, dia 8, a Câmara Municipal agendou uma série de atividades alusivas à data, que serão divulgadas no decorrer da semana. A conclusão do evento será a audiência pública do Dia Internacional da Mulher, que neste ano será presidida pela vereadora Iara Bernardi (PT)

Conheça a história e origem do Dia Internacional da Mulher:

As jornadas de trabalho de 15 horas diárias, os baixos salários e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que fizeram as mulheres irem à luta a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908, onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

Vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que matou 146 pessoas, dentre as quais 129 mulheres.

No entanto, o 8 de março só teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, data que somente foi oficializada em 1921.

Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977.

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher serve como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

Em Sorocaba o “Mês da Luta Internacional das Mulheres”, a ser celebrado anualmente em março, é instituído pela Lei nº 11.715, de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL).

Na justificativa da lei de sua autoria, a parlamentar cita a desigualdade enfrentada por mulheres no mercado de trabalho e também o assédio e a violência sexual a que são submetidas. “Em casa, no trabalho, na rua, na universidade, na escola, no transporte público, na mídia e mesmo nas instituições; em todos os espaços e a todo momento existem mulheres sendo assediadas e agredidas verbal e fisicamente”, ressalta.