20/04/2021 08h22
atualizado em: 20/04/2021 08h25
Facebook

Anúncio da parceria com a empresa Schaeffler feito pelo prefeito ocorreu em visita ao prédio inativo realizada pelo vereador Rodrigo do Treviso (PSL)

Rodrigo do Treviso com prefeito Rodrigo Manga em UBS desativadaA reforma da Unidade Básica de Saúde do Jardim Rodrigo, desativada desde janeiro deste ano, será realizada através de uma parceria público-privada (PPP) com a empresa metalúrgica Schaeffler, instalada em Sorocaba.

O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga, em visita organizada pelo vereador Rodrigo do Treviso (PSL), no prédio da UBS, feita na segunda-feira (19). Segundo o chefe do Executivo, a divulgação do início das obras sairá junto da oficialização da PPP, que acontecerá nos próximos dias.

“O prédio da UBS do Jardim Rodrigo, que atendia em média 400 pessoas por dia, agora é alvo de depredações, furtos e invasões de pessoas mal-intencionadas. Trouxemos o prefeito para, juntos, buscarmos soluções para os problemas denunciados pelos moradores diariamente”, esclarece Rodrigo do Treviso, ao comemorar a decisão pela PPP, que antecipará a entrega da UBS.

Segundo o prefeito, o local, antes abandonado, agora será revitalizado e colocado à disposição da população. “Em muito pouco tempo, através de uma parceria com a Schaeffler, transformaremos o local em um ponto de saúde de qualidade para o sorocabano”, garantiu Manga.

Também participaram da visita o secretário de Meio Ambiente, Antonio Prieto Neto, a coordenação da UBS do Jardim Rodrigo, técnicos da Prefeitura e representantes do grupo Schaeffler, que aproveitaram para conhecer o local em que ocorrerão as futuras obras.

Interdição da UBS

A UBS do Jardim Rodrigo foi interditada no dia 11 de janeiro, junto com a CEI 117 que funcionava no prédio da antiga Oficina do Saber. As duas ficam em um mesmo terreno no Jardim Rodrigo e foram construídas no local de um antigo aterro sanitário.

De acordo com a Defesa Civil, a área foi comprometida na gestão passada, pela parcial inoperância dos equipamentos e componentes que fazem parte do sistema de captação de gases instalado no terreno, havendo risco de explosão.

Os laudos das últimas medições periódicas apontam que as medidas adotadas no combate aos gases foram eficazes e o prédio já é seguro para servir à saúde da população.

Remanejamento das consultas

Em função de todo o exposto, as consultas médicas e os exames realizados na UBS Jardim Rodrigo foram remanejadas, provisoriamente, para a UBS Lopes de Oliveira, na Vila Helena, Zona Norte.

Dessa forma, o CAPS AD, que estava alocado na UBS Lopes de Oliveira, foi transferido, também provisoriamente, para a UBS São Guilherme, na Zona Oeste, com atendimento no período diurno, sem prejuízo das atividades já exercidas na UBS. Caso haja necessidade de atendimento noturno, esse atendimento será realizado em outro CAPS, no Roda Vida, situado no Centro.

(Assessora de Comunicação e Imprensa – Vereador Rodrigo do Treviso /PSL)