Segundo o parlamentar, muitos idosos e deficientes estão deixando de se vacinar por falta de transporte
O vereador Cícero João (PTB) protocolou um projeto de lei na Câmara de Sorocaba com o objetivo de autorizar a Prefeitura a contratar serviços de transporte individual por aplicativos (Uber e similares) e táxis para atender a população idosa e pessoas com deficiência nos trajetos de ida e volta de suas residências para os postos de vacinação contra a Covid-19.
“Recebi em meu gabinete relatos de que muitos idosos estão deixando de tomar a vacina por falta de transporte, ou seja, justamente as maiores vítimas fatais da doença estão ficando sem vacinação por falta de transporte. O Poder Público tem o dever de assegurar a eles condições de receberem a vacina”, explica o vereador.
O projeto prevê a medida para todas as doses recomendadas pelos fabricantes das vacinas e permite a presença de um acompanhante por beneficiário. No caso dos deficientes, será obrigatória a utilização de veículos adaptados para o transporte confortável e seguro.
Por fim, caso a proposta seja aprovada, a Prefeitura deverá providenciar a testagem contra a Covid-19 nos motoristas – que serão credenciados previamente – no início da prestação dos serviços e, posteriormente, com a regularidade preconizada pelas autoridades de saúde.