Programa da Escola do Legislativo com o professor da USP, Carlos Honorato, foi ao ar nesta quinta-feira, 27.
O futuro das profissões no cenário pós-pandemia foi tema de palestra ministrada pelo economista, professor e doutor em Administração, Carlos Honorato, no programa Plenário Educação, levado ao ar pela TV Câmara nesta quinta-feira, 27, sob o comando do diretor da Escola do Legislativo, Anderson Santos. O programa contou ainda com a participação de Paulo Marquez, ex-diretor da escola.
Teixeira, que é comentarista econômico da Globo News, consultor e especialista em estratégia empresarial, no que se refere a avaliar cenários econômicos financeiros e posicionamento de mercado, ressaltou que a intenção não é prever o futuro, mas, sim, “analisar o cenário para antecipar futuros diferentes”. “Os cenários não são quantitativos. Não estou fazendo nada aqui que seja uma previsão matemática. Cenários são qualitativos”, iniciou.
Com relação a pandemia, o economista listou quatro cenários básicos: adaptação; sobrevivência; transformação e travessia. “Temos que observar esses quatro cenários e questionar, qual o caminho? Por onde eu sigo? O Brasil está passando hoje pelo cenário de sobrevivência. O surto tá demorando, vai demorar, e o impacto é grande”, afirmou.
Apesar das incertezas do período, o economista destacou algumas dificuldades que deverão ser enfrentadas nos próximos anos como os impactos dos distúrbios mentais. Também falou sobre o impacto das novas tecnologias nas profissões, ressaltando a importância de se buscar o aprimoramento tecnológico, sem abandonar a inteligência emocional.
Apesar do advento do trabalho remoto, Teixeira ressaltou ainda a importância da presença física. “A forma de trabalho vai mudar. Parte do tempo na empresa, parte na sua casa”, disse. “Dentro desses desafios, de tudo que a gente tem conversado, mesmo que a pessoa esteja em dificuldades, ela tem que buscar seu propósito”, completou.
O professor ressaltou ainda que o mundo irá passar, inevitavelmente, por mudanças que irão exigir energia limpa, novas formas de convivência e de consumo, dentre diversas outras adaptações. “Se a gente não começa agora a olhar as coisas que a gente quer para a frente, a gente não terá capacidade de fazer o que precisa ser feito”, disse, destacando a importância da visão estratégica.
Palestrante - Carlos Honorato Teixeira é professor da Fundação Instituto de Administração, Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP e possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA com extensão em Cambridge (Reino Unido), Vanderbilt (EUA), Lyon (França) e Lingnan (China).
Também tem sido responsável por treinamentos em business strategy e economia em empresas como EMBRAER, Prati Donaduzzi, Itaipu, ABB, Editora Abril, Alstom, Basf, Bradesco, Caterpillar, Itaú, Stryker, e DSM.
O Plenário Educação com Carlos Honorato está disponível no Portal da Câmara e nas demais redes sociais da Casa, como YouTube e Facebook, podendo ser visto na íntegra.