O vereador concedeu entrevista do programa “Bate-Papo com os Vereadores, quando falou de suas ações em relação à saúde, entre outras
Cristiano Passos (Republicanos): entrevista sobre ações e projetos na TV CâmaraEnfatizando que o foco de sua atuação parlamentar é o trabalho social, com projetos e requerimentos voltados para a saúde, educação e melhoria nos bairros da cidade, o vereador Cristiano Passos (Republicanos) concedeu entrevista, na manhã desta sexta-feira, 20, ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, conduzido pelo apresentador Carlos Garbo, na TV Câmara.
O vereador discorreu sobre a questão da saúde, defendendo a criação de um Fundo Municipal de Oncologia e a revisão total das deficiências na área, sobretudo quanto à falta de atendimento para exames e cirurgia. Cristiano Passos disse que tem conversado com o prefeito Rodrigo Manga sobre essa questão, para que a fila de espera por atendimento seja zerada.
Projeto sobre vacinação – O parlamentar também falou sobre a Covid-19, observando que, com o avanço da vacinação, será possível superar a pandemia, mas ressaltando que, para isso, é necessário não descuidar das medidas de distanciamento, higiene e uso de máscaras. “E não adianta as pessoas ficarem escolhendo a vacina, pois o ponto principal é a imunização”, afirma Cristiano Passos, que, com base nisso, apresentou o Projeto de Lei nº 266/2021, que proíbe a escolha da vacina.
“Antigamente, ninguém perguntava sobre marca de vacina, mas, agora, nesse tempo de Internet, as pessoas querem escolher a vacina. Tem pessoa que recusa a Coronavac, porque tem menos eficácia, outros não querem a Astrazeneca, por tem mais sintomas. Com isso, muitas vacinas ficaram de lado por causa dessas escolhas. Se todo ano as pessoas escolherem vacina, vamos ter problemas sérios”, argumenta.
Cristiano Passos, com Carlos Garbo, no "Bate-Papo com os Vereadores"Proteção dos animais – Cristiano Passos, que cria cinco cães em casa, três dos quais adotados, é autor da Lei 12.308, promulgada em 28 de maio deste ano, que obriga as clínicas veterinárias e lojas de animais a instalarem circuito interno de filmagens nas dependências onde são realizados banho e tosa. “Essa lei, além de proteger os animais de possíveis maus-tratos, é importante até para a clínica ou a loja de animais”, afirma o vereador, lembrando que as imagens do atendimento ao animal, de acordo com a lei, devem ficar gravadas para serem disponibilizadas, caso necessário.
O vereador também comentou requerimentos de sua autoria, como pedidos para implantação de uma Academia ao Ar Livre na praça da Rua Humberto Del Cistia, na Vila Melges, e falou da necessidade de mais guardas civis municipais para fazer a devida segurança dos próprios públicos, especialmente para os bairros mais distantes, como o Cajuru, para o qual solicita uma base da Guarda Civil Municipal. “Hoje, a Guarda Civil Municipal é uma polícia municipal, que merece toda atenção”, afirma.
Melhorias nas escolas – Cristiano Passos contou ter decidido acompanhar mais de perto a situação de quatro escolas municipais, duas delas em Aparecidinha: a CEI 104 (Escola José Crespo Conzales) e a CEI 72 (Escola Sueli Gazolli Campos). Também está acompanhando o CEI 96 (Escola Adelaide Piva de Lima), no Habiteto, e o CEI 86 (Escola Jorge Luiz Prestes Del Cistia), na Vila Carvalho. “O CEI do Habiteto é a mais danificada, mas, agora, com o vigilante, a escola já está sendo respeitada, a situação já está mudando”, observa.
Por fim, o vereador também falou sobre outros dois projetos de lei de sua autoria, já aprovados na Câmara e aguardando a sanção do Executivo, um deles criando no calendário oficial da cidade o “Dia do Obreiro Evangélico”, e outro declarando a “Marcha para Jesus” como Patrimônio Imaterial e Cultural do Município de Sorocaba. O programa, que contou com a participação de telespectadores, ficará disponível no portal da Câmara Municipal e nas redes sociais.