22/12/2021 11h42
atualizado em: 22/12/2021 11h50

Devolução simbólica ao prefeito dos R$ 10 milhões, que foram economizados pelo Legislativo, foi realizada nesta quarta-feira. Presidente anunciou, entretanto, que montante de 2021 será R$ 1,5 milhão maior

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), acompanhado pelo colega Cristiano Passos (Republicanos), entregou ao prefeito Rodrigo Manga, nesta quarta-feira, 22, o cheque simbólico que representa a economia de R$ 11,5 milhões feita pelo Poder Legislativo em 2021. A economia é recorde na história da Casa de Leis e deve ser utilizada na área da Saúde.

"Apesar do cheque estar no valor de R$ 10 milhões, tenho uma notícia ainda melhor. Hoje vamos depositar R$ 11,5 milhões para a Prefeitura. A Câmara Municipal, nossos servidores, vereadores, fizeram um trabalho muito grande este ano e com esse valor economizado, mostrando que é possível sempre aumentar a efetividade dos nossos trabalhos", disse o presidente Cláudio Sorocaba.

O vereador Cristiano Passos comentou sobre a economia. "Nós trabalhamos pela nossa causa, que é Sorocaba. É uma honra participar dessa devolução e poder ajudar nossa cidade. Temos visto outras cidades do porte de Sorocaba sofrendo com demissões, crise e Sorocaba vai sendo bem administrada", explicou.

O evento foi acompanhado pelos secretários da Câmara Municipal de Administração, Ramon Porto, Legislativa, Márcia Pegorelli, Geral, Jonatas Mena, e de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas. Os secretários municipais da Fazenda, Marcelo Regalado, Governo, Samyra Toledo, e Comunicação, Fernanda Buratini, também participaram da solenidade.

O presidente Cláudio pediu ao prefeito que os recursos sejam utilizados na área da Saúde, se possível para ajudar a Santa Casa da cidade. "Nós não podemos determinar onde serão utilizados esses recursos, mas conversamos com o prefeito e esperamos que, preferencialmente, seja utilizado na área de saúde.  Tenho certeza que esse valor, nesse momento, será muito bem utilizado”, afirmou.

O prefeito Manga comemorou a economia. "Nós tivemos um ano de grande produtividade e esses recursos serão importantes. Agora é esperar a transferência para podermos utilizar", destacou.

Outro recorde - A Câmara Municipal encerra o primeiro ano da 18ª Legislatura com quase 9 mil proposituras protocoladas pelos vinte vereadores, um recorde de produção na Casa de Leis. O número supera a produção legislativa dos dois anos anteriores somados.

Até segunda-feira, 20, foram apresentadas 8962 proposituras, incluindo 489 projetos de lei, 22 Projetos de Emenda à Lei Orgânica, 46 Projetos de Resolução Interna e 84 de Decretos Legislativos. Também foram apresentadas neste ano 64 moções e mais de três mil requerimentos e cinco mil indicações, além dos atendimentos diretos que os parlamentares executam nos bairros e os ofícios enviados a diversos órgãos. Entre 2019 e 2020 foram registradas 7280 proposituras entre projetos, moções requerimentos e indicações.

Para o presidente da Câmara, Claudio Sorocaba, os números refletem o empenho e o trabalho conjunto dos vereadores, suas assessorias e os servidores da Casa, mesmo em meio a pandemia. “Quero parabenizar cada um dos vinte vereadores pelo excelente trabalho, suas assessorias, assim como toda a estrutura. Isso é fruto do trabalho de cada um e mostra também que a população, nesse momento difícil, tem procurado mais os vereadores”, afirmou.

Tecnologia - Neste ano, a Câmara Sorocaba implantou novos sistemas, diminuindo o uso de papel e dinamizando o trabalho, o que possibilitou a manutenção dos processos, mesmo durante as restrições sanitárias impostas pela pandemia.

O desenvolvimento tecnológico, promovido pelos próprios servidores, possibilitou o fim da tramitação de processos em papel com a Prefeitura e também a adoção de um sistema inovador de participação popular em suas audiências públicas, que puderam ser feitas de modo 100% virtual em boa parte do ano. Com isso a Câmara de Sorocaba tornou-se a primeira do interior do país a utilizar o modelo de participação virtual em audiências públicas.

O balanço positivo reflete ainda na aprovação popular. Em junho deste ano, pesquisa do Instituto IPESO, divulgada pela imprensa local, apontou que mais de 70% dos sorocabanos aprovavam o Legislativo.