23/06/2022 13h07

Estudantes, técnicos administrativos, professores e comunidade do entorno fizeram abaixo-assinado denunciando problemas e pedindo melhorias nas linhas

A vereadora Iara Bernardi (PT) enviou ofício à Urbes Sorocaba cobrando soluções para os problemas relatados sobre as linhas do transporte público que atendem à comunidade acadêmica do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bem como aos moradores do entorno. Um abaixo-assinado organizado pelo Diretório Central dos Estudantes -DCE Livre UFSCar foi encaminhado junto com o ofício.

No documento, assinado por estudantes, técnicos administrativos, professores e a comunidade do entorno, o DCE Livre UFSCar denuncia os problemas enfrentados desde o retorno das aulas presenciais no campus, no dia 30 de maio. Conforme descrevem, a alteração de linhas e a redução de horários tornou muito difícil o transporte de ida e volta do campus, dado que a comunidade acadêmica soma quase 4 mil pessoas, e cerca de metade dela depende de transporte coletivo. Filas intermináveis, ônibus muito acima da lotação, pontos cheios onde os veículos não podem parar por não ter mais como receber passageiros são queixas diárias.

Entre as solicitações feitas à Urbes e oficiadas pela vereadora petista estão o aumento de veículos na Linha 80 - Ufscar nos horários de maior demanda na ida e na volta; alteração do trajeto da Linha 82 - Condomínio Ana Maria a fim de atender os moradores da Zona Norte e também da Zona Sul da cidade de Sorocaba; e estender o trajeto da Linha 51 - Green Valley para atender também os moradores do bairro Itinga, onde está localizado o campus.

"Conversei com o diretor presidente da Urbes, Sérgio Barreto, há cerca de 20 dias e ele me disse que resolveria os problemas com urgência, mas até agora não tivemos solução e a comunidade acadêmica continua sofrendo", ressaltou Iara.

(Assessoria de Imprensa – vereadora Iara Bernardi/PT)