23/06/2022 16h26
Facebook

O vereador Fernando Dini (MDB) informou que prepara um projeto para reconhecer o Gabinete Sorocabano de Leitura como Patrimônio Cultural e Imaterial de Sorocaba. O anúncio foi feito à sua diretoria na manhã desta quinta-feira (23), durante homenagem na Câmara Municipal, em que o parlamentar concedeu voto de congratulação pelos 155 anos de história à entidade. 

Prestigiado desde a época do Brasil Império, o Gabinete Sorocabano de Leitura possui 155 anos de história. Foi criado em 1867, quando o nosso país era governado pelo imperador Dom Pedro II.

“Durante este período, a sociedade mundial passou por transformações, a internet levou principalmente as gerações mais jovens a lerem diretamente em telas de celulares, enquanto o Gabinete Sorocabano de Leitura resiste como um dos ícones da cidade”, afirma Fernando Dini.  

O acervo do gabinete contém mais de 20 mil livros. Entre os exemplares de destaque está uma bíblia escrita em grego, datada de 1865 e doada pelo professor Júlio Ribeiro, em 1872. Há edições ainda mais antigas, com mais de trezentos anos, do século XVIII.  

A instituição também possui seis relatórios da Estrada de Ferro Sorocabana, com datas de 1872, 1875, 1876, 1879 e 1882. O primeiro presidente do Gabinete de Leitura Sorocabano foi Luiz Matheus Maylasky.  

(Assessoria de imprensa – vereador Fernando Dini – MDB)