31/10/2022 10h09
atualizado em: 31/10/2022 10h07
Facebook

Vereador solicita o aumento do número de vans que levam os pacientes para fazerem hemodiálise em outros municípios

O aumento do número de vans que transportam pacientes de hemodiálise para realizarem o procedimento em outros municípios foi tema de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira, 8. Por meio do documento de autoria de um vereador, o Legislativo indaga ao Executivo se existe a possibilidade de contratar mais vans, em caráter de urgência, para melhorar as condições do serviço.

O requerimento foi motivado por queixas de diversos pacientes que relatam dificuldade para ter acesso ao transporte oferecido pela Prefeitura de Sorocaba. O autor do requerimento observou que “graças ao esforço da atual gestão e do Legislativo”, muitos pacientes que faziam hemodiálise em outros municípios estão sendo atendidos em Sorocaba, mas ainda estão ocorrendo problemas no transporte dos que são atendidos fora.

Além do autor do requerimento, outros parlamentares participaram da discussão do requerimento e foram unânimes em apontar o sofrimento dos pacientes que precisam se submeter à hemodiálise em outras cidades e passam várias horas no transporte, tanto na ida quanto na volta. De acordo com o requerimento, muitos pacientes tinham acesso ao transporte, mas, com a mudança de turno do tratamento por parte da própria coordenação de saúde, esse transporte não está tendo continuidade. 

O tratamento de hemodiálise também foi tema de outro requerimento apresentado na sessão, da autoria de outro vereador, que tem como objetivo criar uma Comissão Especial de Estudos, composta por seis vereadores, incluindo a Comissão de Saúde, para analisar as razões que levaram à deterioração do Centro de Diálise e Transplante Renal (CDTR). Esse requerimento teve pedido de destaque por seu autor e começou a ser discutido na sessão desta quinta-feira – discussão que terá continuidade na próxima sessão.