31/10/2022 10h24
atualizado em: 31/10/2022 10h24
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Segundo vereador, professores e estagiários relatam dificuldade para atuar na educação de criança com necessidades especiais

As condições de ensino para as crianças com necessidades especiais nas escolas municipais de Sorocaba foi objetivo de requerimento destacado e aprovado na sessão ordinária de quinta-feira, 5, da Câmara Municipal. O autor do requerimento disse ter sido procurado por professores e estagiários da rede municipal de ensino que relatam dificuldade para atuar na educação de criança com necessidades especiais.

Os professores relatam que não são comunicados de que receberão alunos com necessidades especiais e, muitas vezes, ficam sozinhos em salas com mais de um aluno, sem qualquer apoio. Por sua vez, pais reclamam da rotatividade dos estagiários, que, por ser muito frequente, impede que os alunos criem vínculos com esses profissionais.

No requerimento, o autor indaga ao Executivo qual o número de alunos com necessidades especiais cadastrados na rede e qual a quantidade de estagiários (efetivos e contratados), cuidadores e profissionais exclusivos para atendimento de alunos que precisam de acompanhamento fora da sala de aula. Também indaga se procede a informação de que há salas com dois ou três alunos com necessidades especiais, mas com apenas um ou nenhum estagiário.

Por fim, o parlamentar solicita dados sobre os cursos disponibilizados para preparo dos professores (duração, periodicidade, taxa de adesão etc.) e se já existe planejamento da Secretaria de Educação para o ano letivo de 2023, para que não ocorra alterações do calendário escolar, como aconteceu neste ano, devido aos preparativos para as eleições e Copa do Mundo.