Na última terça-feira (01), em sessão ordinária, foi aprovado requerimento em destaque de autoria do vereador Fábio Simoa (Republicanos), em que solicita informações ao Executivo, por meio da secretaria de Saúde, sobre a distribuição de fraldas geriátricas para pacientes acamados atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo informações, o pacote de fraldas geriátricas, com dezesseis peças, chega a custar R$ 50. Um paciente usa, em média, seis peças por dia.
Em seu requerimento, o parlamentar observa que as fraldas geriátricas são indispensáveis para os pacientes acamados e enfatiza que atualmente existe um projeto de lei em tramitação na Casa de Leis com o objetivo de criar o “Vale-Saúde”. Esta iniciativa autoriza o Poder Público a contratar farmácias de forma diferenciada, de modo que quando houver falta de estoque de alguma medicação ou insumo, o munícipe poderá retirá-lo nas farmácias cadastradas na Prefeitura, mediante apresentação de um voucher.
Complementa o vereador: “O sistema atual de estoque de insumos e medicamentos é falho. Por diversas vezes, durante o ano, o munícipe fica sem o remédio no momento que mais precisa. Muitas vezes acontece de acabar o tamanho G de fraldas e sobra o tamanho P, por falta de estoque, ou licitação que restou deserta, ou pelo atraso de entrega por parte das empresas licitadas”, afirma Fábio Simoa.
(Assessoria de imprensa – vereador Fábio Simoa – Republicanos)