Estrutura foi criada para estimular a prática da leitura e o desenvolvimento da inovação entre a comunidade e os servidores, além de apoiar a imprensa
A Câmara Municipal de Sorocaba inaugura nesta terça-feira, 8, a partir das 9h, o Espaço de Leitura Criativa “Professor Jorge Narciso de Matos”, voltado à comunidade e aos servidores para fomentar a prática da leitura e o desenvolvimento da inovação. A criação da nova estrutura é uma iniciativa da Mesa Diretora, sob comando do presidente Claudio Sorocaba (PL), e ocupa o local da antiga biblioteca do Legislativo, que foi reformulada por meio da parceria entre a Secretaria de Comunicação Institucional e escritório acadêmico Sociê, composto por professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sorocaba. O espaço também foi preparado para receber e auxiliar a atuação da imprensa sorocabana na cobertura dos trabalhos legislativos.
De acordo com o presidente do Legislativo, a ideia é ter na Câmara um espaço acolhedor para toda a comunidade e à imprensa externa, bem como um local de estudos e de leitura aos servidores e usuários da Câmara. “O novo espaço deverá proporcionar aos servidores e aos munícipes um local de aconchego, de estudos, de lazer, de descanso, de leitura, de conectividade e de produtividade”, explica Claudio Sorocaba.
O secretário de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, conta que a adequação do espaço atende a legislação vigente, proporcionando ao usuário uma experiência inovadora, que mistura a leitura tradicional com a dinâmica proposta pela conectividade e a tecnologia em redes. “Nossa proposta possibilita uma autoutilização por parte do usuário, com dicas, explicações, instruções, contos e histórias adicionadas em QRCode espalhados estrategicamente pela sala”, diz.
O espaço físico da antiga biblioteca foi reformulado por meio de projeto desenvolvido pelo escritório Sociê, com um mobiliário modular, que propicia a leitura e a reflexão, além de contar com computadores e televisão para apoiar o trabalho dos jornalistas que cobrem o cotidiano da Câmara. A iniciativa foi aprovada pelos integrantes da Escola do Legislativo, Secretários da Casa, bem como pelo Presidente Cláudio Sorocaba. O local também será a sede da Escola do Legislativo e do Lab.Leg (Laboratório de Inovação do Legislativo).