A iniciativa é do vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), que ressalta a necessidade de melhorar o atendimento aos pacientes
Com o objetivo de discutir temas relacionados às pessoas ostomizadas, como atendimento multiprofissional, fornecimento de equipamentos e ações de reabilitação, entre outros, a Câmara Municipal de Sorocaba vai realizar audiência pública na noite desta quinta-feira, 17, a partir das 19 horas, com a participação de pacientes e profissionais da área de saúde. A iniciativa é do vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), que ressalta a urgência do tema.
De acordo com o Ministério da Saúde, estomia (ou ostomia) é um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização de parte do sistema respiratório, digestório e urinário, criando uma abertura artificial (orifício) entre órgãos internos e o meio externo. Uma pessoa ostomizada é aquela que passou por uma ostomia, isto é, foi submetida a uma intervenção cirúrgica para criar um estoma (orifício) no abdômen ou na traqueia, que possibilite a comunicação do organismo com o exterior, seja para a saída de fezes ou urina, seja para auxiliar na respiração ou na alimentação.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que, nos países com um bom nível de assistência médica, exista uma pessoa com ostomia para cada mil habitantes. No Brasil, conforme estimativa de 2018, existem mais de 207 mil pessoas ostomizadas, que, de acordo com a legislação vigente, dispõem da proteção conferida às pessoas com deficiência física.
A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.1; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo Fibra) e poderá ser acompanhada na íntegra também pelas redes sociais do Legislativo sorocabano.