22/11/2022 17h15
Facebook

Vereadora busca informações sobre investigações do órgão sobre representações na área da educação

Próximo ao final do ano letivo no município, o caso da compra de uniformes pela prefeitura de Sorocaba parece estar longe de finalizar. Além das polêmicas sobre a atraso nas entregas e a qualidade dos uniformes, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) oficiou, na última semana, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) em busca de informações sobre as ações do órgão em relação ao caso das compras milionárias realizadas pela Secretaria de Educação (SEDU).

"São valores exorbitantes embolsados pela SEDU, além de licitações feitas de forma a gerar dúvidas, por isso é essencial o trabalho do MP e que as informações sejam compartilhadas com urgência, tendo em vista a sua relevância", disse a vereadora.

Fernanda Garcia também solicitou dados obtidos nas investigações sobre a compra de kits de robótica, adquiridos pela Prefeitura de Sorocaba no valor de 26 milhões de reais. "Foram comprados kits com materiais de baixo valor, como parafusos, MDF e algumas luzes, nada que realmente remete à robótica. Os materiais de apoio e aulas especiais também não foram utilizados em sala, como foi denunciado por vários veículos de comunicação local", relatou.

Para a vereadora, é essencial um rápido retorno do Ministério Público para que o mandato possa colaborar com o que couber ao legislativo. "118 milhões de reais [valores das compras somados], é um valor maior do o orçamento da maioria das secretarias para realizar o trabalho em um ano inteiro e, além disso, é dever do governo zelar pelo orçamento público e isso não cabe em compras que trazem desconfiança. Nosso mandato continua fiscalizando todos os detalhes possíveis sobre estes casos e buscamos unir forças com os demais órgãos fiscalizadores para que essas dúvidas sejam sanadas e, se houver alguma irregularidade, os envolvidos sejam devidamente responsabilizados", finalizou a parlamentar.

(Assessoria de imprensa – vereadora Fernanda Garcia – PSOL)