Comissões realizaram suas primeiras reuniões na manhã desta segunda-feira
As CPIs da Educação e da Saúde realizaram na manhã desta segunda-feira, 5, suas primeiras reuniões, nas quais foram definidos seus presidentes e relatores. Ambas as comissões também decidiram solicitar ao Executivo documentações referentes aos contratos que são objeto de apuração dos parlamentares.
Vinícius Aith (PRTB) foi eleito presidente da CPI da Educação, com relatoria de Dylan Dantas (PSC). Os vereadores são, respectivamente, membro e presidente da comissão permanente de Educação e Pessoa Idosa da Câmara de Sorocaba.
Já a CPI da Saúde será presidida por Fábio Simoa (Republicanos) – que também é presidente da comissão permanente de Saúde Pública da Câmara Municipal – e terá como relator o vereador Cristiano Passos (Republicanos).
As CPIs da Educação e da Saúde foram instituídas para apurar denúncias formuladas pelo vereador Cícero João (PSD), em suas redes sociais, contra o Poder Executivo. As comissões irão analisar todos os contratos firmados pelas secretarias da Educação e da Saúde no município.
As comissões têm a mesma composição, sendo integradas pelos vereadores Cristiano Passos (Republicanos), Dylan Dantas (PSC), Fábio Simoa (Republicanos), Fausto Peres (Podemos), João Donizeti (PSDB), Vinícius Aith (PRTB) e Vitão do Cachorrão (Republicanos).
De acordo com o parágrafo 3º do artigo 63 do Regimento Interno da Câmara Municipal, as Comissões Parlamentares de Inquérito terão prazo de 90 dias para concluir seus trabalhos, com possibilidade de prorrogação por, no máximo, mais 90 dias.