De autoria do Executivo, a Lei 12.687 homenageia, em memória, a guarda civil municipal Tânia Mara Marçal Ferreira
Fica instituído o Dia da Guarda Civil Municipal Feminina no calendário oficial do Município, a ser comemorado anualmente no dia 29 de janeiro. É o que estabelece a Lei nº 12.687, de 5 de dezembro de 2022, de autoria do Executivo, publicada no Jornal do Município.
Na justificativa da lei, o Executivo ressalta que, do efetivo de 359 guardas civis municipais, 46 são mulheres, também empenhadas na proteção de bens, serviços e instalações públicas, muitas vezes à custa de sacrificar o convívio com a família.
A escolha da data é uma homenagem à guarda civil municipal Tânia Mara Marçal Ferreira, que morreu em 29 de janeiro de 2022, aos 51 anos, depois de ter ficado paraplégica num ataque de criminosos à base da Guarda Civil Municipal.
O ataque ocorreu em 19 de setembro de 2009, na base comunitária do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), quando foram baleados quatro guardas civis municipais, entre eles, Tânia Marçal, atingida por um projétil de arma de fogo na coluna vertebral, tendo como sequela a tetraplegia.