06/12/2022 08h38
Facebook

De autoria do vereador Fernando Dini (MDB), a Lei 12.689 homenageia Cherubim Rosa Filho, que morreu neste ano aos 96 anos

Fica denominado “Cherubim Rosa Filho” o hangar pioneiro (antigo Hangar Araçoyaba) e que foi a primeira construção edificada no que era o Campo de Aviação no local onde hoje é o Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, localizado na Avenida Santos Dumont, na Vila Santa Clara, em Sorocaba. É o que estabelece a Lei nº 12.689, de 5 de dezembro de 2022, de autoria do vereador Fernando Dini (MDB), publicada no Jornal do Município.

Cherubim Rosa Filho nasceu em 11 de setembro de 1926, em Sorocaba, filho de Cherubim Rosa e Isabel Rolim de Freitas Rosa. Ainda quando cursava o ginásio, Cherubim ganhou um voo panorâmico no Aeroclube de Sorocaba e, nesse voo, sua paixão pela aviação foi despertada. Ganhou uma bolsa de estudos e entrou para o curso de piloto na recém-fundada Escola de Pilotagem do Aeroclube de Sorocaba, conquistando seu brevê de piloto, aos 17 anos, em 8 de março de 1944.

Em 1945, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, ingressou na antiga Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro e, em 1948, foi declarado aspirante a oficial e designado para o 1º Grupo de Aviação de Caça, o conhecido “Senta a Pua”, na base aérea de Santa Cruz.

Chefe do Comando-Geral do Ar (1986-1989) e do Estado-Maior da Aeronáutica (1989), foi nomeado pelo presidente José Sarney para o Superior Tribunal Militar em novembro de 1989, tornando-se presidente no biênio 1993-1995, tendo participado das comissões que estudaram a competência do judiciário militar. Aposentou-se por limite de idade em setembro de 1996, após alcançar o mais alto posto da Aeronáutica Brasileira, o de tenente-brigadeiro).

Contribuiu, de forma inestimável, para o Aeroclube de Sorocaba e para o Aeroporto de Sorocaba, com sua atuação junto aos órgãos públicos e autoridades do antigo Ministério da Aeronáutica, do DAC (Departamento de Aviação Civil) e da FAB, buscando a obtenção de recursos, cessão de aeronaves e de simuladores de vôo e outros equipamentos, sempre em prol das atividades aeronáuticas em Sorocaba.

Hangar Araçoyaba – Ainda na justificativa da lei, Fernando Dini lembra que foi no hangar pioneiro (que era denominado Hangar Araçoyaba e que foi a primeira construção edificada no que era o Campo de Aviação, berço do Aeroclube de Sorocaba) que Cherubim teve as primeiras lições de voo na Escola de Pilotagem do Aeroclube de Sorocaba.

O Aeroclube foi fundado em 5 de maio de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, por iniciativa de sorocabanos que aderiram à Campanha Nacional de Aviação (também chamada “Deem Asas ao Brasil”), capitaneada pelo empresário e jornalista Assis Chateaubriand e liderada em Sorocaba pelo jornalista Jurandir Badinni Rocha, à época, editor-chefe do jornal “Cruzeiro do Sul”. O Aeroclube foi construído com recursos de empresários e a participação da Prefeitura Municipal.

Cherubim Rosa Filho morreu em 2 de maio de 2022, aos 96 anos, de causas naturais. Era viúvo de Dilza Braga Rosa, que havia falecido recentemente e com quem teve uma filha, que lhe deu uma neta, ambas residentes em Brasília.