06/12/2022 09h59
atualizado em: 06/12/2022 10h10
Facebook

Qualidade da água, Creche do Idoso, conscientização sobre endometriose e futebol varzeano foram temas abordados pelo vereador no “Jornal da Câmara”

A proposta de criação do Creche do Idoso, a defesa de um desconto na conta de água quando sua qualidade não estiver condizente com o consumo humano e a realização de audiência pública sobre endometriose foram temas abordados pelo vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 6, antes da sessão ordinária da Casa. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre o futebol varzeano.

Creche do Idoso – Rodrigo do Treviso discorreu sobre sua proposta de criação de um “Centro-Dia do Idoso”, uma espécie de “Creche do Idoso”, prevista no Projeto de Lei nº 050/2021, de sua autoria. “Protocolei esse projeto assim que assumi o mandato, ainda em janeiro do ano passado. Estamos propondo a criação de um local onde o idoso possa passar o dia enquanto seus familiares vão para o trabalho, dispondo de todos os cuidados necessários, desde acompanhamento de saúde até atividades recreativas, com outros idosos. O prefeito Rodrigo Manga vê esse projeto com bons olhos e disse que vai implantar esse Centro-Dia do Idoso”, adianta o parlamentar.

Rodrigo do Treviso observa que o perfil das famílias mudou muito nos últimos tempos e o idoso já não conta mais com uma família numerosa, em que a mulher geralmente não trabalhava fora e sempre havia alguém em casa para lhe fazer companhia. “Hoje pai e mãe saem para trabalhar, os filhos vão para a escola e o idoso fica sozinho”, enfatiza. O parlamentar observa, ainda, que, por falta de um espaço como esse, muitos idosos acabam sendo internados de forma permanente em instituições e acabam não recebendo a devida atenção dos familiares. Para ele, o Centro-Dia do Idoso é como uma creche, que vai acolher o idoso, com carinho, durante o dia e à noite ele volta para o convívio da família.

Qualidade da água – Rodrigo do Treviso também explicou o seu Projeto de Lei nº 150/2022, que estabelece desconto na conta de água por dia de recebimento de água suja ou imprópria na residência do consumidor do serviço. De acordo com o projeto, “o consumidor do serviço de água e esgoto terá direito a 1/30 (um trinta avos) de desconto sobre o valor da tarifa mínima mensal do serviço de água e esgoto, calculado proporcionalmente aos dias de recebimento de água suja ou imprópria para uso na residência”. Para o vereador, trata-se de uma medida justa, que respeita o consumidor da água, uma vez que a água suja pode exigir limpeza antecipada da caixa-d’água, que tem um custo. 

Na entrevista, Rodrigo do Treviso falou sobre outra proposta de sua autoria, que prevê a instituição de um censo municipal das pessoas com deficiência, com o objetivo de quantificar essa população e levantar suas reais demandas para garantir políticas públicas eficientes. O parlamentar também discorreu sobre as hortas comunitárias – outra de suas propostas – e sobre a importância do futebol varzeano e lamentou a falta de um local adequado para a realização da final da Taça Cidade. O vereador lamentou o fato de que o CIC não foi reservado para a final do campeonato, que deve atrair mais de 3 mil pessoa, uma vez que foi esse o público da seminal do campeonato. Para Treviso, houve um descaso da Secretaria do Esporte com o futebol varzeano.

Audiência pública – Por fim, Rodrigo do Treviso convidou a população para participar da audiência pública – por ele proposta – que irá discutir o diagnóstico e o tratamento da endometriose, uma afecção que, segundo estimativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), afeta cerca de 10% das mulheres brasileiras. A endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. “Essa doença não é muito conhecida e muitas mulheres nem sabem o que ela é e como buscar tratamento. A audiência pública tem justamente o objetivo conscientizar sobre o problema”, afirmou Rodrigo do Treviso na entrevista, que está disponível nas redes sociais da Câmara Municipal.