09/12/2022 10h33
atualizado em: 20/12/2022 09h00
Facebook

A iniciativa da homenagem ao promotor Antônio Domingues Farto Neto foi do vereador Ítalo Moreira (PSC)

O promotor público Antônio Domingues Farto Neto foi agraciado pela Câmara Municipal de Sorocaba com a “Comenda Augusto Teixeira de Freitas, Jurista Excelso do Brasil”, em sessão solene realizada na noite de quinta-feira, 8, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador Ítalo Moreira (PSC), que ressaltou a dedicação do homenageado ao bem público, “com um legado de exemplos de cidadania, idealismo e coragem”.

Além de Ítalo Moreira, que presidiu a sessão solene, a mesa de honra contou com as seguintes autoridades: vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, representando o prefeito Rodrigo Manga; juiz de direito Emerson Tadeu Pires de Camargo; promotor de justiça Jorge Marum; promotor de justiça José Augusto de Barros Faro; advogado Márcio Leme, presidente da OAB Sorocaba; e Laelso Rodrigues, da Fundação Ubaldino do Amaral. 

Na mesa estendida, além de familiares e amigos do homenageado, também estiveram presentes o secretário de Cultura, Luiz Antônio Zamuner, e representantes de várias entidades, como Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, Faculdade de Direito de Sorocaba, Loja Maçônica Perseverança III, Gabinete de Leitura Sorocabano, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Observatório Social do Brasil e Associação Comercial de Sorocaba, entre outras. O evento contou com apresentações musicais de José Augusto Maciel, conhecido como “Cantor do Paço”, que interpreta músicas do repertório de Roberto Carlos.

"Trabalho exemplar” – Ao saudar o homenageado, Ítalo Moreira fez questão de ressaltar a importância do jurista baiano Augusto Teixeira de Freitas (1816-1883), que dá nome à comenda e é reconhecido como “jurisconsulto do Império, devido à importância de sua obra, que engloba o esboço do Código Civil para o Império do Brasil. “Ninguém melhor do que Farto Neto para receber essa homenagem”, enfatizou o vereador, destacando as qualidades do homenageado como jurista, cidadão e pai de família exemplar. 

Antônio Domingues Farto Neto nasceu em 13 de fevereiro de 1966. É formado pela Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), onde se graduou em 1987. Ingressou no Ministério Público em 1990 e atuou nas comarcas de Campinas, São Pedro, Salto e Sorocaba, como membro do Gaeco (Grupo de Combate ao Crime Organizado) e Gaema (Grupo de Atuação Especial de Proteção ao Meio Ambiente), com atuação em 35 municípios da região dos Rios Sorocaba e Médio Tietê. É casado e pai de dois filhos.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e poderá ser vista na íntegra no portal da Câmara de Sorocaba e nas redes sociais do Legislativo sorocabano.