13/12/2022 10h39
Facebook

Durante evento realizado na noite desta segunda-feira, 12, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), também foi entregue o Título de Cidadão Sorocabano ao Pastor Eli Souto de Proença

O “Dia da Bíblia”, comemorado anualmente no segundo domingo de dezembro, foi celebrado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite desta segunda-feira, 12, por iniciativa de do vereador Luis Santos (Republicanos). Durante a solenidade, também foi entregue o Título de Cidadão Sorocabano ao Pastor Eli Souto de Proença.

Além do parlamentar proponente e do homenageado da noite, a mesa principal da solenidade foi composta pelos pastores Mário Hader, Robson Vasconcelos, Luciano Sanches e Hélio Boldrim e ainda pela missionária Maria Joana Proença. 

Abrindo a sessão solene, o vereador Luis Santos reforçou a importância da Bíblia e destacou que a realização da solenidade já se tornou tradição na Casa. “Nos reunimos mais uma vez, pelo 14º ano consecutivo, para comemorar essa data tão especial, que tem por motivo o livro dos livros, aquele que é conhecido como o manual de Deus para o ser humano”, disse. 

A solenidade contou com apresentações culturais do Coral da Assembleia de Deus, Ministério Ipiranga, sob a regência de Gabriela Gonçalves de Lima; e de Matheus Soares e Nithelli Xavier, com acompanhamento do maestro Alex Silva. Também foram entregues votos de congratulações a diversos escritores pelo trabalho de evangelização e valorização da Bíblia. 

Dia da Bíblia - O Dia da Bíblia integra o calendário oficial do Brasil, por meio da Lei Federal nº 10.335, de 19 de dezembro de 2001, que instituiu a celebração da referida data no segundo domingo de dezembro de cada ano. Essa data também foi incorporada ao calendário oficial de Sorocaba por intermédio da Lei nº 5.553, de 12 de janeiro de 1998, de autoria do então vereador Moacir Luis de Oliveira.

A data começou a ser comemorada em 1549, na Grã-Bretanha. No Brasil, foi introduzida nos meios cristãos em 1850, com a chegada de missionários evangélicos provenientes da Europa e dos Estados Unidos. A divulgação da Bíblia no país ganhou impulso a partir de 1948, com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil. A entidade mantém o Museu da Bíblia, em Barueri, um dos mais importantes do mundo em seu gênero, com edições raras da Bíblia e exemplares em mais de mil línguas.