15/12/2022 10h07
Facebook

Planejamento para o próximo ano inclui aquisição de ônibus elétricos e finalização das obras do BRT Oeste, interligando assim toda a cidade

Manutenção da tarifa, gratuidade para autistas e nos mutirões de emprego, finalização das obras do BRT e ônibus elétricos são algumas das novidades previstas para o transporte público de Sorocaba em 2023, segundo o diretor-presidente da Urbes Sérgio Barreto. Em entrevista ao Jornal da Câmara, na manhã desta quinta-feira, 15, Barreto falou sobre os planos para o próximo ano e comentou as novidades anunciadas nesta semana. Conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, a entrevista foi realizada de forma remota, em mais uma parceria da Rádio Câmara com a TV Prefeitura. 

Sobre o anúncio de manutenção da tarifa do transporte coletivo para o próximo ano, o diretor disse que incentivos, parcerias e o volume de arrecadação possibilitaram o não reajuste. “Nosso orçamento passou dos R$ 4,5 milhões, com isso conseguimos não repassar o reajuste na tarifa pelo segundo ano consecutivo, e claro, mantendo todos os investimentos que o transporte está recebendo. Estamos com ônibus e tecnologias novos para melhor atender o munícipe”, afirmou.

Sérgio Barreto também falou sobre a gratuidade para autistas e acompanhantes, outra novidade anunciada nesta semana. “Além do transporte especial, que é um serviço praticamente exclusivo, que fazemos de porta a porta, para mais de 700 usuários e 300 acompanhantes, diariamente, o prefeito teve essa sensibilidade de também liberar o transporte coletivo totalmente de graça para pessoas do espectro autista e seus acompanhantes”, disse. 

Segundo o diretor-presidente, estudos e parcerias possibilitaram diversas gratuidades durante o ano, como nas eleições, na vacinação e no Enem, atendendo, inclusive, pedidos do presidente da Câmara, vereador Cláudio Sorocaba (PL). Para o próximo ano a expectativa é ofertar o transporte coletivo para os participantes do “Mutirão do Emprego”. “O transporte de Sorocaba é um dos melhores do país. Pesquisas que fizemos apontam mais 80% de índice de ótimo ou bom”, afirmou.

BRT – O diretor-presidente da Urbes lembrou a passagem por Brasília, quando esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional junto com o prefeito Rodrigo Manga, onde foi conquistada a liberação do trecho oeste do BRT, interligando, assim, toda a cidade. A obra prevê ainda a construção de mais um terminal no Jardim Ipiranga e extensão do BRT até o Jardim Tatiana. Sensíveis aos transtornos que as obras geram no comércio e à população, o diretor afirmou que as obras devem ser aceleradas, com início em janeiro e previsão de conclusão em até sete meses.

Encerrando a entrevista, Sergio Barreto falou sobre os planos para o fim de ano, citando que a Urbes está com operações especiais na região central, que visa garantir o acesso da população ao horário estendido no comércio, e também as novidades previstas para o início de 2023. “Estamos sempre com o pensamento de como melhorar o transporte em nossa cidade. Até fevereiro teremos 40 novos ônibus, onde dez serão super articulados, e uma grande novidade, dez ônibus elétricos para atende a nossa cidade”, finalizou.