Equipamento vai garantir manutenção do sinal em caso de falha do equipamento principal.
A TV Câmara Sorocaba terá um transmissor reserva para garantir a distribuição do sinal em caso de falha no equipamento principal. O novo aparelho será instalado neste sábado, 7, e vai permitir que a programação da TV legislativa seja mantida no ar mesmo em caso de problemas técnicos no atual transmissor.
De acordo com o coordenador da Engenharia da TV, servidor André Fonseca, o equipamento é importante para que a TV Câmara Sorocaba esteja preparada para eventuais necessidades e consiga manter a transmissão para levar informação aos munícipes. “Trata-se de um equipamento específico, que não é encontrado facilmente no mercado. Por isso, ter um aparelho reserva garante que os trabalhos da TV não sejam prejudicados caso ocorra a falha no transmissor atual”, explica.
Segundo Fonseca, o transmissor que será instalado era utilizado pela TV Câmara antes da implantação do sinal 5G no país, em 2019, que ocasionou na substituição por um novo, fornecido através de acordo de cooperação com a TV Câmara Federal, para atender a frequência atual destinada pela Anatel às TVs públicas, que vai do 31.1 ao 31.5 em sinal digital. Com a mudança, o antigo equipamento, que atuava entre 61.1 e 61.4, foi enviado ao fabricante para passar por uma reprogramação e agora será mantido como reserva pela TV Câmara Sorocaba.
“Com achegada do sinal 5G, tivemos que alterar a faixa de transmissão para que a telefonia pudesse ocupar a nossa antiga faixa. Com isso, foi necessário trocar os equipamentos e recebemos da TV Câmara Federal, além da antena, um transmissor. O antigo, nós conseguimos reconstituir para trabalhar na nova frequência e agora será instalado para atender a TV Câmara Sorocaba em caso de necessidade” , explica o coordenador da Engenharia da TV.