A iniciativa da homenagem foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), por meio da Lei 12.716, publicada no Jornal do Município
Fica denominada “Vereador João Francisco de Andrade” a Rua 4 e a Rua 09, com início em cul-de-sac e término na Rua 6, localizada no Metropolitano Condomínio Empresarial em Sorocaba. É o que estabelece a Lei nº 12.716, de 2 de janeiro de 2023, de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), publicada no Jornal do Município.
Paulista de Novo Horizonte, onde nasceu em 10 de setembro de 1939, João Francisco Andrade era filho de Ermelinda Eliza Bonatti e José Francisco de Andrade. Em meados de 1971, passou a residir em Sorocaba, quando já estava casado com Maria Helena Salmi de Andrade.
Ingressou na política em 1989, quando foi eleito vereador pela primeira vez. Foi reeleito em 1992, pelo Partido Liberal (PL), com 1.077 votos e presidiu a Câmara Municipal de Sorocaba durante o exercício de 1993. Em 1996, exerceu seu terceiro mandato, tendo sido eleito com 1.412 votos. Tomou novamente posse como Vereador em 30 de abril de 2003, somando assim 4 mandatos em nossa Casa de Leis.
Além de político, João de Andrade, foi desportista e amante do esporte. Palmeirense “roxo” e São Bentista “fanático”, foi o responsável por realizar a maioria dos estatutos dos times de Sorocaba. Na Liga Sorocabana de Futsal, cumpriu vários mandatos, no entanto, foi como presidente do Esporte Clube São Bento que João Francisco de Andrade ganhou projeção esportiva em Sorocaba, uma vez que cumpriu destacadas passagens à frente do Azulão Sorocabano entre os anos de 1996 a 2002.
Do mesmo modo, teve destaque e importância na formação de diversos sindicatos na cidade. Após deixar os cargos eletivos e a vida pública, João Francisco e Andrade continuou a atuar em prol da cidade. Também era empresário do ramo de transporte. Faleceu em 4 de setembro de 2011.