Por meio de indicação na Câmara de Sorocaba, o vereador solicita ao Executivo que realize estudos visando implantar a referida plataforma
O vereador Ítalo Moreira (PSC) reivindica ao Executivo, por meio de indicação na Câmara Municipal, a realização de estudos com o objetivo de implantar na cidade a Plataforma “Cidade Inteligente + Cidade Resiliente + Cidade Sustentável + População Feliz = Sorocaba Smart City”. A proposta se baseia em experiências realizadas em cidades como Toronto (Canadá) Seul (Coreia do Sul), Kiev (Ucrânia), Montevidéu (Uruguai) e Curitiba (Brasil).
Na indicação, Ítalo Moreira elenca as especificidades das plataformas implantadas em cada uma das cidades citadas, destacando que, em Seul, o foco foi a parceria com os digitalmente vulneráveis, buscando sua inclusão digital e promovendo os direitos básicos em comunicação, mobilidade, educação, segurança e utilização de tecnologia. Em Toronto, o foco também foi uma comunidade digital e conectada. Já em Kiev, o mote foi a segurança pública e o sistema de mobilidade multimodal sustentável.
Em Curitiba, o vereador destaca a experiência do Vale do Pinhão, um movimento que envolve iniciativas públicas e privadas, com base em tecnologia, economia criativa e empreendedorismo. Ítalo Moreira oferece outros exemplos, como os de Montevidéu, no Uruguai, e da Finlândia, que envolvem inteligência artificial, e cita o caso do sistema de iluminação inteligente da cidade de Chicago, nos Estados Unidos, destacando, ainda, experiências da Índia e do Catar.