O vereador foi reeleito presidente da Comissão de Cultura e Esportes e da Comissão de Bem-Estar Animal, criada por sua iniciativa
Conquistas para o futebol varzeano, ações para minimizar o impacto da pandemia no meio artístico e as leis e ações voltadas para o bem-estar animal, inclusive a criação de comissão permanente para tratar do assunto, foram temas abordados pelo vereador Fausto Peres (Podemos), 2º vice-presidente da Câmara Municipal, em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 9, antes da sessão ordinária da Casa. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou de diversas outras ações de seu mandato parlamentar.
Reeleito presidente de duas comissões permanentes da Câmara de Sorocaba, a Comissão de Cultura e Esportes e a Comissão do Bem-Estar Animal, essa última criada por sua iniciativa, Fausto Peres elencou diversas conquistas das referidas comissões e destacou a criação da comissão permanente voltada para a causa animal.
Cultura e esportes – As medidas para a cultura e o esporte também foram abordadas pelo vereador. “Fizemos algumas leis para melhorar o atendimento ao futebol varzeano, criando a quarta categoria, para inserir clubes de bairros, que não tinham o apoio da Prefeitura Municipal. Recentemente, desburocratizamos uma série de exigências para os clubes poderem participar do varzeano. Também conseguimos a revitalização de vários campos de futebol nos bairros”, contabiliza.
Fausto Peres enfatiza que, também na área da cultura, ocorreram muitas conquistas. “No período da pandemia, os artistas foram os primeiros a parar e os últimos a voltar, por isso, trabalhamos muito para conseguir ampliar os benefícios da Linc e da Lei Aldir Blanc para beneficiar o máximo de artistas”, enfatiza.
A causa animal foi outro tema abordado pelo vereador. “Gosto muito de animais e trabalho bastante na Casa em prol desta causa. Por minha iniciativa, foram criados o Samu Animal e a Patrulha Animal. E, desde 2021, tem havido castração de animais em vários bairros”, observa Fausto Peres, que também abordou a questão do elefante Sandro.
Outras ações – Fausto Peres também é presidente da comissão especial que trata da questão da questão dos feirantes, ambulantes e barganheiros. “Conseguimos fazer a alteração no decreto municipal, permitindo que esses trabalhadores que ficam vendendo seus produtos pelas ruas fizessem o seu cadastro junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e tivessem sua situação regularizada”, conta.
Na entrevista, Fausto Peres também discorreu sobre diversas obras pelas quais lutou e que estão sendo realizadas nos bairros, como a recuperação de vias públicas, a exemplo da requalificação da Avenida General Motors, para a qual conseguiu uma emenda federal. Também falou da reforma de escolas, como a Escola Professora Inês Rodrigues Cesarotti. O vereador adiantou que irá visitar a escola com o secretário de Educação, Márcio Carrara, em função dos vazamentos que ocorreram no telhado da escola depois de sua reforma. A entrevista está disponível nas redes sociais do Legislativo sorocabano.