10/02/2023 12h14
Facebook

O vereador comentou leis de sua autoria e outras ações de seu mandato no programa “Bate-Papo com os Vereadores”

Inclusão, emprego, participação popular e educação política foram alguns dos temas abordados pelo vereador Péricles Régis (Podemos) no programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, na manhã desta sexta-feira, 10. No programa conduzido por Carlos Garbo, o vereador também comentou as leis de sua autoria já promulgadas. 

Para 2023, o parlamentar reforçou que pretende manter seu trabalho de fiscalização. “Minha intenção é manter o gabinete superprodutivo e continuar fiscalizando e exercendo o trabalho da vereança, ouvindo toda a cidade”. O parlamentar, que apresentou 600 indicações na primeira sessão do ano, lembrou que o gabinete continuou ativo no recesso parlamentar e que essas proposituras são resultados desse trabalho incessante. 

De acordo com o vereador, mais de 50% das solicitações e reclamações dos munícipes, que resultaram nas suas indicações, são referentes a iluminação pública. Para tentar sanar o problema, o parlamentar apresentou um projeto, já aprovado e transformado em lei, que obriga os novos empreendimentos imobiliários a garantir a iluminação do entorno da área. “Agora todos os novos empreendimentos terão que colocar poste e bico de luz no entorno. Problema resolvido na raiz. Isso mostra o quanto é importante as indicações”, frisou.

O vereador discorreu ainda sobre suas emendas impositivas, apresentadas ao orçamento 2023, que preveem verbas para entidades - incluindo as que assistem autistas, para a compra de computadores para a central de regulação de vagas da saúde e para qualificação profissional. 

Novas leis – Péricles Régis comentou ainda leis de sua autoria aprovadas pela Casa e que beneficiam a empregabilidade, como a Lei 12.628, que altera os critérios de pontuação para concessão de incentivos fiscais a empresas, com o objetivo de favorecer a contratação de mulheres acima de 45 anos. “Infelizmente, não posso alterar a lei trabalhista, pois o vereador tem limite da cidade, mas, depois de pensar muito, achamos uma brecha para ofertar incentivos fiscais”, disse.

O parlamentar, que foi eleito presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade, falou ainda sobre a causa da pessoa com deficiência, que tem sido um dos focos de seu mandato. O parlamentar é autor da lei que prevê sessões de cinema adaptadas a pessoas com o transtorno do espectro autista. “É uma adaptação simples, mas que para a criança e sua família faz toda a diferença”, ressaltou, defendendo o que chamou de “inclusão de verdade”. “Todo mundo tem que ter acesso a tudo. Essa é a ideia”, disse. 

Outra lei do parlamentar garante a permanência de alunos com autismo na mesma escola, permitindo a transferência apenas a pedido da família. O vereador anunciou ainda que estuda a apresentação de um projeto de lei para criação de “Residências Inclusivas” na cidade, destinadas a adultos. 

Péricles Régis, que é um entusiasta da educação política, encerrou falando sobre o “Projeto Imersão”, promovido por seu mandato e que busca levar informações sobre o processo legislativo e a forma de fazer política. “Quando eu entrei aqui, eu tinha uma visão de política que eu não tenho hoje. Quando estamos do lado de lá, a gente crítica e acha que ninguém faz nada. Quando vê de dentro, percebe a dificuldade de fazer certas mudanças, as vezes por falta de autoridade ou de competência no assunto”, pontuou. Aberta ao público em geral, a próxima edição do programa será no dia 27 de fevereiro (inscrições diretamente no gabinete do vereador – 3238.1151). 

A entrevista com o vereador Péricles Régis, que foi transmitida ao vivo, permanecerá na rede de programação da TV Câmara e já está disponível nas redes sociais do Legislativo.