14/02/2023 09h53
Facebook

Presidente da Comissão de Justiça e da Comissão de Ética e membro da Comissão de Economia, o vereador foi o entrevistado do “Jornal da Câmara”

Inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, campanhas de conscientização para evitar a gravidez precoce e o trabalho da Comissão de Justiça e da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, as quais preside, foram temas abordados pelo vereador Cristiano Passos (Republicanos), 2º secretário da Mesa Diretora, em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 14, antes da sessão ordinária da Casa. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou de outras ações legislativas de seu mandato e do trabalho da Comissão de Economia, que também integra.

Cristiano Passos observou que a Comissão de Justiça é a mais importante do Legislativo, uma vez que por ela passam todos os projetos, e ressaltou que seu trabalho será técnico, independentemente do viés político de seus membros. “A discussão de mérito fica para o plenário. E vamos sempre dialogar, pois tem projeto que, apesar de muito bom, é da competência do Executivo”, observa o vereador, citando projetos de sua autoria, como a isenção de IPTU para templos religiosos, que foram encampados pelo Executivo, uma vez que não poderiam ser de iniciativa parlamentar. Na primeira reunião da comissão – também formada pelos vereadores Fernando Dini (MDB) e João Donizeti Silvestre (PSDB) – foram analisadas 71 proposituras.

Inclusão social – Cristiano Passos é autor do Projeto de Lei nº 324/2022, que prevê a substituição dos sinais sonoros nas escolas por sinais musicais, uma vez que as campainhas que sinalizam entrada e saída dos alunos, horário de recreio, mudanças de aulas etc., incomodam as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sensíveis a esses sinais. Esse projeto, já foi aprovado em duas discussões e, após ser votado em definitivo nesta terça-feira, como matéria de redação final, seguirá para a sanção do prefeito. O vereador também é autor de lei que reconhece no município o Cordão de Girassol como forma de identificar deficiências físicas não visíveis e contou as articulações que fez para que essa lei pudesse ser efetivada com a doação do cordão para as famílias. Para o vereador, essas medidas amenizam as dificuldades dos pais que têm um filho autista.

O Projeto de Lei nº 271/2022, também da autoria de Cristiano Passos, foi outro tema da entrevista. O projeto institui no calendário oficial de Sorocaba o “Dia do Nascituro”, a ser comemorado, anualmente, em 8 de outubro. O vereador enfatizou que tem crescido os casos de gravidez na adolescência e muitas meninas não têm consciência sobre o que significa a maternidade e as responsabilidades que ela representa. O objetivo do projeto é promover palestras para prevenir a gravidez na adolescência e mostrar a importância dos cuidados com a gravidez, da paternidade responsável e do pré-natal, aleitamento materno e temas correlatos. 

Outros assuntos – Na entrevista à Rádio Câmara, o vereador Cristiano Passos – que também integra a Comissão de Economia, a Comissão de Redação, a Comissão de Cidadania e a CPI da Educação – também falou sobre idosos e artistas de rua, outras bandeiras de seu mandato, e discorreu sobre a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, para a qual foi reeleito presidente. "É uma comissão difícil”, enfatizou, defendendo o diálogo como forma de dirimir os conflitos que podem chegar à referida comissão. A entrevista do vereador está disponível nas redes sociais da Casa.