O vereador, que é vice-presidente da Câmara de Sorocaba, discorreu no “Jornal da Câmara” sobre as principais bandeiras de seu mandato
Estímulo à contratação de jovens aprendizes, inclusão das pessoas com deficiência e políticas públicas para o desenvolvimento do turismo foram alguns das questões abordadas pelo vereador Luis Santos (Republicanos), 1º vice-presidente da Câmara de Sorocaba, em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, nesta quinta-feira, 16, antes da sessão ordinária da Casa. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o parlamentar também falou sobre sua atuação nas comissões permanentes do Legislativo sorocabano. O vereador preside a Comissão de Turismo e integra a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade e a Comissão de Habitação e Regularização Fundiária.
Luis Santos explicou as razões do Projeto de Decreto Legislativo nº 35/2022, já aprovado em primeira discussão, que cria o “Selo Desenvolve Sorocaba” a ser conferido a empresas de médio e grande portes que contratarem jovens aprendizes, com idade entre 14 e 18 anos incompletos, para desenvolverem atividades laborais permitidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que auxiliem no seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.
Para fazer jus ao selo, as empresas devem oferecer a oportunidade do primeiro emprego para os jovens e contratar, no mínimo, dois jovens aprendizes. Para Luis Santos, o projeto tem como objetivo estimular o primeiro emprego numa fase em que o jovem, por não ter experiência anterior, encontra dificuldade de ser aceito numa empresa. A medida, segundo ele, também tem como objetivo prevenir a cooptação de jovens pelo crime organizado através do tráfico de drogas. Para o vereador, o Selo Desenvolve Sorocaba é uma forma de reconhecer o trabalho social desenvolvido pelas empresas que investem na contratação de jovens aprendizes.
Busca de emprego – Luis Santos também discorreu sobre outras de suas preocupações: a qualificação de mão de obra por meio da Uniten (Universidade do Trabalhador) e o apoio aos desempregados que estão em busca de emprego. O vereador comemora a oferta de passe livre para quem faz curso na Uniten, a partir desse ano, e defende o passe livre no transporte coletivo para as pessoas que estão em procura de emprego ou, no mínimo, a inclusão dessas pessoas no programa que garante passagem de um real. Outra proposta defendida pelo vereador no campo da geração de emprego é a implantação de um polo regional do Programa Via Rápida, do Governo do Estado, que oferece cursos de qualificação profissional rápida, com bolsa.
As políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo em Sorocaba foram tratadas pelo vereador, que tem na defesa do turismo uma de suas principais bandeiras e preside a Comissão de Turismo da Câmara Municipal, também formada pela vereadora Iara Bernardi (PT) e pelo vereador Ítalo Moreira (PSC). Luis Santos discorreu sobre propostas de fomento ao turismo na cidade, como o Trem Turístico, o Tropeirismo, o Teleférico e a implantação de espaços temáticos no Porto das Águas. Para o vereador, até o Rio Sorocaba pode ser explorado turisticamente, mostrando uma Sorocaba diferente em que a natureza se sobrepõe à paisagem urbana. O parlamentar também defendeu a construção de portais temáticos nas entradas da cidade com elementos históricos da cidade.
Por fim, Luis Santos defendeu a criação de um centro especial para as pessoas atendidas por instituições, principalmente as pessoas com deficiência, que não conseguiram ser adotadas ou inseridas em outros espaços após completar 18 anos. “Estou chamando esse centro especial de Creche da Segunda Idade, voltada para essas pessoas que estão sendo atendidas em instituições e, após atingir a maioridade, deixam de ser atendidas pelo Estado. Suas famílias não dispõem de condições para cuidar delas sozinhas, o custo é muito alto”, explica o vereador, cuja entrevista está disponível nas redes sociais do Legislativo sorocabano.