23/02/2023 14h59
Facebook

“Um simples aviso antecipado evitaria riscos de mortes e tanto prejuízo para as famílias”, ressalta o vereador

Ilhados no carro, no meio da enchente. Acordados pela água invadindo a casa, na madrugada. O vereador Fernando Dini (MDB) quer um sistema interligado com a Defesa Civil, com sirenes e alertas luminosos para avisar a população sobre a aproximação das cheias. “Com tanta tecnologia e as famílias continuam correndo riscos de vida e perdendo bens materiais em ruas e áreas que alagam. Por que até agora não temos um eficaz sistema de alerta?”, questiona o vereador.

Por meio de indicação, Fernando Dini solicita à Prefeitura que ao menos em todas as áreas com riscos de alagamentos já indicadas pela Defesa Civil e nas margens dos rios e córregos que frequentemente alagam, haja um eficaz sistema de alerta, que avise com antecedência. “Neste ano, Sorocaba monitora a vazão da represa de hora em hora, nossas autoridades acompanham as previsões do tempo e o volume das chuvas. Precisamos evitar tanto sofrimento e prejuízos por falta de alertas”, enfatiza o vereador.

Fernando Dini também questiona sobre as medidas de drenagem adotadas para combater as cheias. “Conseguimos reduzir e até resolver em alguns casos, com as construções de piscinões, desapropriações em áreas alagadiças, desassoreamentos de rios e córregos, entre outras medidas. Precisamos mais”, avalia Fernando Dini.

Por meio de requerimento, o vereador Dini cobra informações sobre ações planejadas, contínuas e ainda mais eficazes para reduzir os riscos de cheias nos próximos anos. Questiona sobre limpeza de galerias, desassoreamento de córregos, rios e outras medidas paliativas para amenizar desde já a situação.

(Assessoria de imprensa – vereador Fernando Dini – MDB)