Rodrigo do Treviso (União) e Fernanda Garcia (Psol) participaram do Programa Comissões em Debate nesta quinta-feira, 23.
O programa Comissões em Debate, transmitido pela Rádio e TV Câmara Sorocaba na tarde desta quinta-feira, 23, recebeu a presença dos vereadores Rodrigo do Treviso (União Brasil) e Fernanda Garcia (Psol), para falarem sobre os trabalhos desenvolvidos como integrantes da Comissão de Cidadania e Defesa do Consumidor, que conta ainda com o vereador Cristiano Passos (Republicanos) como integrante.
Presidente da Comissão, Rodrigo do Treviso explicou sobre a eleição que definiu a composição da comissão atual, que foi em consenso com os membros, e destacou a importância do trabalho realizado para atendimento às entidades sorocabanas. “Nós temos que ser rápidos e ágeis, principalmente em situações que envolvem pessoas com mais necessidades”, disse.
A vereadora Fernanda Garcia lembrou da função das comissões de dar pareceres sobre projetos apresentados no legislativo referentes aos temas a que são dirigidas, e pontuou sobre a liberdade de atuação dos membros dentro da comissão. Ela citou, como exemplo, o parecer que apresentou em separado do grupo, referente ao programa escola cívico-militar. “Se um vereador não concorda com o parecer do relator, podemos apresentar outro, com a devida defesa”, afirmou.
Chuvas e alagamentos – Sobre a situação das fortes chuvas que tem atingido a cidade, o vereador Rodrigo do Treviso falou que Sorocaba ainda tem regiões que sofrem com enchentes, e disse que já pediu ao prefeito o serviço de desassoreamento do rio e córregos do município. “Nossa preocupação é principalmente beirando o rio Sorocaba, onde sempre tem esse problema” afirmou o parlamentar, lembrando que existem muitas pessoas que vivem nas áreas de risco. Fernanda Garcia citou o caso de deslizamentos no litoral norte do Estado e defendeu a importância de políticas públicas para tratar do tema em Sorocaba. “Esse ano está chovendo muito, então estamos tendo muitos alagamentos, mas a cidade tem histórico de enchentes, e falta planejamento”, disse.
Secid – Os vereadores também avaliaram o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Cidadania (Secid) em Sorocaba. Eles destacaram a importância da pasta e os programas em funcionamento, mas lembraram da falta de profissionais para ampliar a atuação na área. “Infelizmente o orçamento destinado à secretaria é muito curto”, afirmou Fernanda Garcia. Rodrigo do Treviso destacou a destinação de emendas impositivas dos vereadores para entidades assistenciais e defendeu a necessidade de iniciativas de geração de empregos para a inclusão de pessoas, principalmente em situação de rua e dependentes químicos. O parlamentar também falou sobre a inauguração do Centro Dia do Idoso, para receber a população da terceira idade com diversos atendimento e atividades diárias.
Casas terapêuticas – Sobre o novo projeto do governo estadual para atender pessoas em vulnerabilidade, os vereadores falaram sobre as expectativas para o desenvolvimento do programa. Fernanda Garcia disse que são muitos os motivos para que as pessoas estejam e situação de vulnerabilidade e que é preciso entender a necessidade de cada uma. “Seria importante conversar com psicólogos e assistentes sociais para ver o que eles entendem sobre essas casas terapêuticas”, disse, questionando também como será o formato de gestão dessas entidades. “A sociedade tem que estar envolvida”, resumiu.
Rodrigo do Treviso contou sobre o trabalho realizado com pessoas de rua e das necessidades das entidades que atuam na área. “É muita gente em situação de rua e está cada dia pior”, falou o vereador, destacando casos de indivíduos que sofrem por conta da dependência química.
Iniciativas – No programa, os vereadores também falaram da possibilidade dos contribuintes poderem destinar parte do imposto de renda para entidades que realizam ações sociais e também do projeto Família Acolhedora, que proporciona um lar temporário para crianças em situação de vulnerabilidade fora das entidades assistenciais. “É interessante, pois cria um ambiente mais familiar para a criança”, destacou a vereadora Fernanda Garcia.
Próximo ao mês da mulher, o programa abordou a situação de violência contra mulher e o projeto que oferece medidas de proteção às mulheres em locais de lazer na cidade. Fernanda Garcia, autora da iniciativa, explicou que a proposta visa proporcionar estrutura para garantir a segurança e defesa das mulheres. O Comissões em Debate, apresentado pelo jornalista Carlos Garbo, pode ser conferido na grade de programação da TV Câmara e está disponível no portal da Câmara e nas redes sociais do Legislativo sorocabano.