28/02/2023 09h44
atualizado em: 28/02/2023 09h45
Facebook

A tese foi defendida pelo servidor da Câmara de Sorocaba, Paulo Marquêz, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso

Paulo Marquêz e o Prof. Dr. Paulo Celso da Silva, seu orientador de teseO “ser” e “fazer” do relações-públicas na promoção da abertura parlamentar, da transparência pública e da participação cidadã. Esse foi o tema da tese defendida pelo servidor da Câmara Municipal de Sorocaba, Paulo Antonio de Sousa Marquêz, na tarde de quinta-feira, 23, para obtenção do grau de doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), na Linha de Pesquisa “Mídias e Práticas Socioculturais”, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Celso da Silva.

“Nesta tese, estudei, sob a perspectiva do relações-públicas como as 27 Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Sorocaba podem ser mais abertas e transparentes com a participação dos cidadãos. Isso é importante para melhorar a comunicação pública, que é quando a comunicação é usada para ajudar as pessoas a se conectarem e entenderem as coisas importantes que estão acontecendo na sociedade. A pesquisa identificou 31 ações que podem ajudar a melhorar a relação entre as Câmaras Municipais e os cidadãos”, explica Paulo Marquêz.

Servidor de carreira da Câmara de Sorocaba, lotado no cerimonial, Paulo Marquêz conta, ainda, que desenvolveu um Plano de Ação para implementar iniciativas de parlamento aberto no Legislativo sorocabano para servir de referência para outras câmaras da Região. “Para isso, utilizei conceitos de comunicação pública, comunicação organizacional e relações públicas. No final, concluí que é preciso criar uma política de parlamento aberto com conceitos, diretrizes e estratégias para tornar as Câmaras Municipais mais abertas e transparentes e, assim, fortalecer a comunicação, a transparência pública e a participação cidadã nos parlamentos municipais da região”.

Fizeram parte da banca examinadora da tese os seguintes professores doutores: Mariella Silva de Oliveira-Costa, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Luís Mauro Sá Martino, da Faculdade Cásper Líbero; Mara Rovida Martini, da Universidade de Sorocaba (Uniso); e Tarcyanie Cajueiro dos Santos, também da Uniso, como membros titulares.