Vereador Dini pede agilidade à Prefeitura no envio dos documentos para liberar o Saque Calamidade do FGTS, no valor de até R$ 6,2 mil
As famílias com trabalhadores que tiveram as suas casas atingidas pelas enchentes têm direito ao Saque Calamidade do FGTS. Em Sorocaba, o vereador Fernando Dini (MDB) cobra agilidade da Prefeitura no envio da documentação para que a Caixa Econômica Federal libere o FGTS aos trabalhadores com saldo que sofreram prejuízos com os últimos alagamentos. “O valor é de até R$ 6.220,00. Conversei com o prefeito Manga e as secretarias da Fazenda, Segurança e Cidadania estão se esforçando para concluir o quanto antes”, declara o vereador Fernando Dini.
Na sessão de Câmara desta terça-feira (28), o vereador Dini falou sobre o trabalho que realiza para dar agilidade à liberação. Consultou o secretário da Fazenda, Marcelo Regalado, e informou que faltam alguns detalhes de competência de outras secretarias, como a indicação dos imóveis prejudicados. O estado de calamidade pública para Sorocaba devido às últimas cheias já está publicado. “O secretário Regalado está de parabéns ao tomar a frente do nosso pedido pela população. O prefeito Manga, mais uma vez, está me atendendo pelo bem da nossa sociedade”, afirma o vereador.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência. O valor só é liberado quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública tiver sido decretado, o que já ocorreu em Sorocaba. Quando concluídos os demais trâmites, os trabalhadores das áreas afetadas poderão fazer o saque pelo aplicativo do FGTS, ou pessoalmente em alguma agência da Caixa Econômica Federal.
(Assessoria de Imprensa – vereador Fernando Dini/MDB)