A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que ressaltou o papel da entidade na formação de adolescentes e jovens
Os 60 anos da Guarda Mirim de Sorocaba foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal, realizada no plenário da Casa, na noite de quinta-feira, 2. A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que ressaltou o trabalho da entidade na qualificação profissional dos adolescentes, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e de suas famílias.
Além de João Donizeti, que presidiu o evento, a mesa de honra contou com a presença das seguintes autoridades: o fundador da Guarda Mirim, tenente Antônio Vicente Filho; o secretário municipal de Segurança Pública, Alexandre Caixeiro; o juiz do Trabalho, Valdir Rinaldi; a presidente da Guarda Mirim, Cristiane Jordão Araújo; o diretor da Guarda Mirim, Luiz Alberto Fioravante; e Antônio Batista Júnior, que já foi guarda-mirim em Sorocaba.
Também estavam presentes representantes de várias instituições, como a Base de Apoio de Sorocaba, o Tiro de Guerra, a Secretaria de Cidadania e o Conselho Municipal de Saúde. Na abertura da sessão solene, antes da costumeira execução do Hino Nacional, um grupo de guardas mirins também cantou o Hino da Bandeira. O evento contou, ainda, com apresentações musicais do cantor Dalízio Moura, cover oficial de Elvis Presley em Sorocaba. Também houve a apresentação dos guardas mirins Igor Souza, Guilherme de Sá e Clara Silva Machado.
Papel da instituição – Ao falar da importância da homenagem, João Donizeti ressaltou que a Guarda Mirim de Sorocaba é um projeto social sem fins lucrativos, que, em consonância com o Estatuto da Criança e Adolescente, contribuiu para a formação dos jovens, oferecendo uma oportunidade de inclusão social e econômica, embasado na legislação nacional que regulamenta a aprendizagem. O vereador também ressaltou o papel da Câmara Municipal como uma instituição democrática que representa a sociedade e, dessa forma, reconhece o trabalho de instituições como a Guarda Mirim.
Luiz Alberto Fioravante, diretor da Guarda Mirim de Sorocaba, rememorou detalhes da história da Guarda Mirim, destacando aqueles que contribuíram para a criação e manutenção da entidade, bem como o papel dos poderes constituídos como a Câmara Municipal e o Poder Executivo. Fioravante também destacou a simpatia dos guardas mirins uniformizados, observando que são jovens disciplinados, com boas notas na escola, e que terão sucesso profissional.
Respeito e disciplina – O secretário municipal de Segurança Pública, Alexandre Caixeiro, também falou da importância da disciplina na formação dos jovens e elencou a importância de valores como respeito, família e religião. “Precisamos de jovens disciplinados. Eles estão fazendo a diferença no mundo do trabalho”, enfatizou. Por sua vez, Antônio Batista Júnior, que foi guarda mirim, falou do seu pai, sargento Batista, fundador da banda da Guarda Mirim, e de sua trajetória na instituição, depois de vencer a resistência de seu pai e se tornar guarda mirim, inclusive atuando na banda, de início tocando caixa, depois tocando corneta.
A Guarda Mirim foi criada em 1963 e tem como missão oferecer aos adolescentes e jovens, de ambos os sexos e de diferentes classes sociais, com idade entre 14 e 24 anos, diversas atividades educativas e acompanhamento pedagógico nas escolas, buscando contribuir com sua formação por meio da qualificação profissional e da inserção no mercado de trabalho. A sessão solene que homenageou a instituição foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e poderá ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).