03/03/2023 11h41
Facebook

Idealizado pelos empreendedores católicos Lígia e Wilson Gonzaga, o projeto arregimenta o público e aluga salas de cinema para a exibição de filmes

Um casal de empreendedores católicos, Lígia e Wilson Gonzaga, criadores do Projeto "Vamos Conosco para o Cinema", foram os entrevistados do programa “Manhã Câmara”, da Rádio Câmara, nesta sexta-feira, 3. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Marcelo Araújo, o casal explicou como funciona o projeto, que consiste no aluguel de salas de cinema para exibição de filmes católicos que normalmente não costumam ser exibidos nas salas comerciais da cidade ou quando são exibidos é por pouco tempo.

O projeto surgiu há um ano, quando estava em cartaz o filme “Coração Ardente” (Espanha, 2022, 89 minutos), dirigido por Antonio Cuadri e Andrés Garrigó, que conta a história das aparições e milagres atribuídos ao Sagrado Coração de Jesus ao longo da história. Lígia havia feito uma cirurgia para retirar o útero, devido a um câncer e estava de recuperação. Com isso, não pôr ver o filme e a distribuidora não teve interesse em trazer novamente o filme para Sorocaba, alegando que não havia público.

Posteriormente, em novembro do ano passado, entrou em cartaz o filme “Madre Teresa – Amor Maior Não Há”, um documentário dirigido por David Naglieri e filmado em cinco continentes, contando a vida da Santa Madre Tereza de Calcutá (1910-1997). O casal entrou em contato com a distribuidora e, ao descobrir que ela tinha dificuldade para colocar filme católico em cartaz devido à falta de divulgação, comprometeu-se a arregimentar o público, conseguindo 34 pessoas na primeira exibição, numa segunda-feira, e 57 pessoas, na terça-feira.

Outro filme católico para o qual o casal Lígia e Wilson Gonzaga arregimentaram público e conseguiram sua exibição em Sorocaba foi “O Purgatório”, que trata das revelações do Padre Pio de Pietrelcina (1887-1968). A partir daí, o casal começou a arregimentar público por meio do WhatsApp, as pessoas interessadas pagam previamente o ingresso, mais barato, no valor de meia-entrada, uma sala de cinema é alugada e os filmes são exibidos aos sábados. 

Ligia e Wagner conta que as sessões do Projeto “Vamos Conosco ao Cinema” é mais do que a exibição de um filme, é também um congraçamento de famílias e um aprendizado para a vida, que impressiona até a equipe de profissionais da distribuidora. Ao todo, quase 1.400 pessoas já assistiram os filmes do projeto, em cinco sessões de cinema. Segundo o casal, em quase todas as sessões, padres também participam e, normalmente, dão uma benção ao público presente. O casal agradeceu vários padres que já participaram do projeto.

Na entrevista ao “Manhã Câmara”, realizada por indicação da assessoria do vereador Francisco França (PT), o casal também falou de sua viagem à Polônia, em busca de relíquias de santos, e da atividade do Ateliê Manto de Maria, pertencente ao casal, que trabalha com restauração de imagens e produção de terços, entre outras atividades. No final da entrevista, um cinema de Salto mandou mensagem à Rádio Câmara dizendo-se interessada no projeto. A entrevista está disponível, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube).