03/03/2023 12h10
Facebook

Como presidente da Comissão de Economia e da Comissão do Meio Ambiente, além de membro da Mesa Diretora e líder do Governo, João Donizeti Silvestre (PSDB), falou das ações e projetos do seu mandato e do Município no programa Bate-Papo com Vereadores”da TV Câmara, que foi ao ar na manhã desta sexta-feira, 3. O programa, apresentado por Carlos Garbo, ficará disponível nas redes sociais da Casa (YouTube e Facebook), além do portal do Legislativo sorocabano.

Com 40 anos de vida pública, o parlamentar falou sobre a importância de se atualizar e se instrumentalizar de novas tecnológicas para se manter atuante na política. “Poucas vezes a humanidade passou por um processo tão acelerado de mudanças de valores, de pensamento, de consumo e de cultura e você precisa estar aberto, como agente público, para incorporar as mudanças e estar atualizado, senão você fica pelo caminho”, afirmou, ressaltando, ainda, que é preciso “muito trabalho e dedicação”. 

Inicialmente, o parlamentar comentou a sessão solene realizada, por sua iniciativa, em comemoração aos 60 anos da Guarda Mirim de Sorocaba, na noite desta quinta-feira, 2. “Foi uma das primeiras do Brasil e um dos fundadores estava aqui, um Sr. de 87 anos. Foi contada toda a história da importância da Guarda Mirim na formação da cidadania de várias gerações. Foi emocionante”, ressaltou. 

O vereador João Donizeti falou ainda sobre sua ida a São Paulo nesta semana, junto com o prefeito Rodrigo Manga, com passagem pela Alesp e Câmara Municipal da capital, além de participar de uma reunião com o Secretário Estadual da Saúde, Eleuses Paiva. “São três prioridades do atual governo. A área da saúde, a reativação da linha férrea e a parceria do Estado no projeto habitacional municipal, Casa Nova Sorocaba, com a participação da CDHU”, afirmou. 

Zona Industrial e Meio Ambiente - Durante a entrevista, o vereador também comentou melhorias que estão sendo implantadas na região da Zona Industrial e na Avenida General Motors, importante via de acesso para moradores do Éden e do Vitória Régia. “Vai recapear, vai ampliar, colocar ciclovia, vai iluminar com LED, vai fiar ótimo e, se os proprietários lindeiros tivessem consciência cidadã, já seria também duplicada”, afirmou. 

Outro tema abordado foi o recorde de chuvas na cidade e os recentes alagamentos, inclusive a tempestade que atingiu o bairro Cajuru nessa semana. “São recordes pluviométricos das últimas três décadas. Há mais de 30 anos não chove num volume tão grande em nossa cidade e em nossa região”, disse, reforçando que é preciso adaptação para enfrentar os picos de chuva e de estiagem, provenientes das mudanças climáticas, com ações em curto, médio e longo prazos. 

“A curto prazo, temos que fazer aquilo que o prefeito já está fazendo, dragando e desassoreando o rio, fazendo essa limpeza de maneira emergencial, estudando e implantando espécies de piscinões, fazendo o trabalho de conscientização da população sobre o descarte de lixo”, disse, defendendo, ainda, um canal de diálogo ampliado entre a Prefeitura, a CBA e o Comitê de Bacias e também a implantação de políticas de Estado, preventivas, para evitar desastres. 

Encerrando sua participação, o parlamentar falou sobre o serviço de poda de árvores e sobre alguns projetos de sua autoria em tramitação na Casa, como o “Rota Bike Segura”, que busca dar suporte e segurança aos ciclistas na área rural do Município, e o “Nasce uma criança, plante uma árvore”, que busca incentivar, de forma simbólica, o plantio de árvores na cidade.