07/03/2023 09h13
atualizado em: 07/03/2023 09h14
Facebook

A iniciativa foi do vereador Luis Santos (Republicanos) e, durante o evento foram homenageadas várias mulheres que se destacam por sua atuação

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou sessão solene na noite de segunda-feira, 6, em homenagem ao Dia da Mulher Cristã, quando foram homenageadas várias mulheres que se destacam pela sua atuação em prol da família e da sociedade. A iniciativa do evento foi do vereador Luis Santos (Republicanos), que presidiu a sessão e dividiu a mesa de honra com a secretária de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, Fernanda Burattini, representando a primeira-dama Sirlange Frate; a ex-vereadora Cíntia de Almeida; a conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social, Jeanne Colaço; e a Pastora da Igreja Agnus, Daniela Lemos de Souza.

Em sua saudação às mulheres, Luis Santos lembrou de duas mulheres especiais em sua vida: sua mãe, que criou dez filhos, dos quais nove sobreviveram; e sua esposa, que ele considera um privilégio que lhe foi dado por Deus. O vereador discorreu sobre a importância das mulheres na história da humanidade, a começar pelas diversas mulheres que se destacam na Bíblia, a exemplo de Débora, Ruth e Maria, a mãe de Jesus. “Nós homens, hoje, vamos ser apenas a moldura do quadro onde vão brilhar as mulheres”, enfatizou o vereador.

A secretária Fernanda Burattini, representando a primeira-dama da cidade, agradeceu o vereador Luís Santos pela iniciativa da homenagem às mulheres e destacou as conquistas femininas, reconhecendo também os desafios que as mulheres ainda enfrentam em termos de preconceito e violência. A ex-vereadora Cíntia de Almeida, que participou de lutas históricas pela implantação de políticas públicas para as mulheres em Sorocaba, também se pronunciou na sessão solene, a exemplo de diversas mulheres presentes.

Na sessão solene foram homenageadas com a Medalha Ana Abelha de Mulher Empreendedora: Irene Souza Lima de Almeida, Ketellyn Fanco Fragoso e Marli Souza Costa Viana. Por sua vez, Sílvia Janaína Moral recebeu a Comenda Referencial de Ética e Cidadania, Maria Zuleide Madeiro recebeu a Comenda Mérito em Educação Bicentenário da Escola de Primeiras Letras e Neusa de Carvalho recebeu o Diploma de Mulher Cidadã Salvadora Lopes. A pastora Daniela Lemos de Souza falou em nome das mulheres presentes e incentivou as mulheres a se valorizarem, lembrando que são guerreiras e fazem a diferença na sociedade.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra no portal da Câmara Municipal de Sorocaba e em suas redes sociais (Facebook e YouTube).