Mobilidade urbana, emendas impositivas, melhorias nos bairros e o papel da mulher na sociedade foram temas da entrevista
Melhorias na mobilidade urbana, especialmente para o transporte coletivo, e o papel das emendas impositivas na gestão do orçamento municipal em prol da cidade, bem como as políticas do Governo Federal para o país, com reflexos em Sorocaba, foram algumas das questões abordadas pelo vereador Francisco França (PT) em entrevista do “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 7, antes da sessão ordinária. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também fez análises do cenário político país.
Presidente da Comissão de Obras, Transporte e Serviços Públicos, Francisco França falou sobre os trabalhos da comissão, enfatizando que é seu papel acompanhar a questão da mobilidade urbana especialmente no que diz respeito ao transporte público, visitando terminais, checando as condições das linhas de ônibus, sobretudo em razão das fortes chuvas. A comissão é formada também pelos vereadores Silvano Jr. (Republicanos) e Rodrigo do Treviso (União Brasil).
Todavia, para Francisco França, as fortes chuvas sozinhas não explicam os problemas de mobilidade na cidade, com os frequentes congestionamentos. No seu entender, não há desculpa para a Prefeitura não modernizar o trânsito na cidade, com a adoção, por exemplo, de semáforos inteligentes, com temporizadores, para evitar acidentes com os ônibus. O vereador observa que os ônibus articulados do BRT necessitam desse tipo de semáforo para evitar que o veículo acabe avançando o sinal amarelo e, em seguida, o próprio vermelho, uma vez que se tratam de veículos muito grandes, que é difícil frear. O semáforo com temporizador, no seu entender, permitirá aos motoristas uma direção com mais segurança.
Emendas impositivas – Autor da norma que instituiu em Sorocaba as emendas impositivas, Francisco França explicou a importância desse instrumento legislativo de que dispõem os vereadores para atender algumas demandas mais urgentes da população. O vereador enumerou várias emendas impositivas de sua autoria destinadas à iluminação pública em diversos bairros da cidade, assim como implantação de Academias ao Ar Livre, como ocorreu no Parque Manchester.
Francisco França também discorreu sobre as perspectivas do governo Lula, destacando a atuação do governo federal em relação aos indígenas, ao mesmo tempo em que apontou o descaso do governo Bolsonaro em relação a essa causa. Também adiantou que o governo Lula está empenhado em resgatar o Programa Bolsa-Família e ressaltou a articulação desse programa com a educação. “Só aí já vemos a clara diferença entre os dois governos”, afirma França, que também discorreu sobre programa habitacional do governo Lula, observando que o Programa Minha Casa Minha Vida foi o melhor programa habitacional da história do Brasil
Por fim, entre outros assuntos, como política salarial dos servidores públicos e dos trabalhadores do transporte coletivo, Franscisco França também falou do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. “Se não fossem as mulheres, nós não existiríamos. Então, quero parabenizar todas as mulheres de Sorocaba e do Brasil e desejar que eles ocupem todos os lugares, pois o lugar da mulher é onde quiser”, finalizou Francisco França, cuja entrevista pode ser vista, na integra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano.