08/03/2023 08h18
Facebook

Para Fernanda Garcia (PSOL), o ato motiva o debate pelo fim da violência contra as mulheres nos espaços institucionais

Um ato em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, lembrado no próximo dia 8, reuniu mulheres participantes de movimentos sociais na sessão ordinária desta terça-feira, dia 7. Para reivindicar direitos à vida digna, contra o machismo e violência presente na sociedade, em especial contra os casos de violência política e perseguição contra os mandatos de mulheres na Câmara, as manifestantes também reivindicaram o respeito à democracia e punição aos mandantes dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.

Com a mesa diretora sendo conduzida pelas vereadoras eleitas Fernanda Garcia (PSOL) e Iara Bernardi (PT) durante o primeiro expediente, o ato prosseguiu com palavras de ordem, uma faixa foi estendida na galeria e a leitura de um manifesto produzido pelas mulheres. “O manifesto é o grito das mulheres da classe trabalhadora. Elas são as mais afetadas pelas políticas, por isso que a presença delas é um lembrete aos machistas que ocupam algumas cadeiras que o plenário também é nosso”, lembrou a vereadora.

Além das reivindicações pela atenção em serviços voltados às mulheres, as manifestantes cobraram ações com o intuito de coibir a violência política na Câmara Municipal. Para Fernanda, a reivindicação é legítima e prepara um futuro menos machista no Legislativo. “Nos sentimos acolhidas e vemos que não estamos sozinhas na luta, a política ainda é um ambiente misógino, que tenta afastar as mulheres dos espaços de discussão, mas não nos calaremos e nenhum direito será retirado”, manifestou Fernanda.

Aparelhamento bolsonarista – O aparelhamento de equipamentos públicos pela atual gestão municipal, como no caso do Conselho de Direitos da Mulher, também foi pauta no ato desta manhã. “A tentativa de imposição da chapa bolsonarista foi uma vergonha para a história de tantos anos de luta deste conselho. Nosso apoio à luta e aguardamos uma visão favorável da justiça, pela democracia”, afirma Fernanda, ao comentar sobre a eleição que está sub judice desde o final do último ano após um processo conturbado e violento.

Programação – As ações em apoio à luta das mulheres continuam por todo o mês de março, com atos, sessões solenes e rodas de conversa. Em caso de dúvidas, os interessados podem saber o cronograma completo entrando em contato pelo telefone (15) 2105-8350 ou WhatsApp do mandato da vereadora Fernanda Garcia no número (15) 99131-7871.

(Assessoria de Imprensa – Vereadora Fernanda Garcia/PSOL)