Furtos, pouco policiamento e problemas com iluminação foram as principais reclamações relatadas
Durante reunião, realizada na noite desta terça-feira (7), na sede do Sétimo Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM/I), localizado no bairro Santa Rosália, o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Leste/Oeste de Sorocaba, apresentou problemas enfrentados pela comunidade.
Além da presidente do Conseg, a advogada Vera Helena Oliva de Morais, estavam presentes o capitão Ricardo, comandante da 4ª Companhia da PM, o GCM Classe Distinta Zanin – representando a Guarda Civil Municipal –, o delegado da Polícia Civil Fabrício Lopes Ballarin, o Secretário da Segurança Urbana Alexandre Caixeiro, representantes da Zoonoses, da Ouvidoria e da Fiscalização Municipal, além de 60 munícipes.
Moradores da Rua José Maria Fontoura, no Jardim Maria do Carmo, relataram ocorrências frequentes de furtos nas imediações e a redução de policiamento, apontando como agravante o fato das copas das árvores estarem grandes, diminuindo a eficiência da iluminação. O GCM Zanin se prontificou a reforçar as rondas no bairro, enquanto o capitão Ricardo pediu atenção à comunidade ao sair e chegar em suas residências.
No Parque Três Meninos, o problema apontado foi a negligência com a iluminação do bairro, tendo sido citada uma praça, com oito pontos de luz sem funcionar, apesar dos vários protocolos de pedidos ao Executivo. Na tentativa de contribuir, a comunidade afirmou possuir um sistema de videomonitoramento muito bem equipado e colocou o equipamento à disposição das forças de segurança.
A presença de moradores de rua no conjunto das três praças da Rua Salvador Milego foi a queixa do Central Parque. Munícipes explicaram que o número de andarilhos na região vem crescendo, inclusive na Praça Márcia Mendes. De acordo com a comunidade, os mendigos estão cometendo furtos na redondeza, utilizando um córrego que fica nas imediações para se banhar e lavar roupas que são estendidas nos gradis do passeio público.
Os representantes da Prefeitura se comprometeram a dar uma atenção especial ao problema, reforçando a necessidade de denúncia pelo celular (99666-2636), do Programa de Humanização e que pode receber fotos dos fatos relatados. Em relação às ocorrências de segurança, o capitão Ricardo ressaltou a necessidade de utilizar o 190, para que haja registro dos casos, importante para programar ações estratégicas da corporação.
Ainda durante a reunião, moradores das imediações da Avenida Dr. Artur Bernardes, no bairro Santa Rosália, reclamaram que a iluminação na via é precária e pediram a poda das árvores frondosas do local, que estariam deixando a avenida ainda mais escura; cobraram também providências em relação às raízes das plantas, que ocupam as calçadas e prejudicam a passagem de pedestres. A execução de todas as demandas será acompanhada pelo vereador Aith.
(Assessoria de imprensa – vereador Aith – PRTB)