Paulo Sérgio Vieira Filho participou do programa da Rádio Câmara junto com a vereadora Iara Bernardi (PT)
A convite da vereadora Iara Bernardi (PT), Paulo Sérgio Vieira Filho, presidente da Associação do Movimento de Preservação Ferroviária, participou do programa Manhã Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, desta sexta-feira, 10. No programa, sob o comando de Priscilla Radighieri e Marcelo Araújo, foram abordadas a degradação do complexo ferroviário sorocabano e a história da ferrovia, que se mistura com a própria identidade da cidade.
Nascido em 2014, diante da percepção de depreciação da malha ferroviária no Estado de São Paulo, o Movimento de Preservação Ferroviária trabalha com o restauro e guarda desse patrimônio histórico e cultural de Sorocaba. “Hoje a associação conta com 45 trens no local, como vagões, locomotivas e carros de passageiros de diversas fases, não só da Sorocabana, como da Fepasa e da Estrada de Ferro Votorantim, que é um pouco esquecida, mas que tem muita história para ser contada”, ressaltou Filho.
Entre as restaurações já promovidas estão a “Locomotiva 58”, patrimônio municipal reformado em 2020, e o “Bonde do Comendador Pereira Inácio”, que neste ano completa 100 anos. A associação também oferta passeios à população sorocabana, que são muito concorridos e recebem grande reconhecimento da população, principalmente por despertar lembranças familiares.
A intenção da entidade é retornar, neste ano, com o passeio na “Locomotiva 58” até Votorantim. No momento estuda-se estender o passeio para pessoas de fora de Sorocaba, com a cobrança de ingresso, para que a renda seja revertida em preservação e restauro dos equipamentos.
Modernização - A vereadora Iara Bernardi destacou que a malha ferroviária de Sorocaba não deveria ser apenas uma lembrança, defendo sua restauração e modernização. “Como Sorocaba não preserva sua memória? Nos países europeus temos trens de cargas e passageiros por todo o continente. Aqui a gente fica só no saudosismo”, afirmou, defendendo a recuperação das estruturas históricas, mas também a retomada do trem de passageiros. “Afinal, teremos ou não trens para São Paulo? Vem Governo, passa Governo e nada é feito”, frisou.
Paulo Sérgio Vieira Filho também falou sobre os constantes saques no complexo ferroviário, desde a estação, galpões e linha férrea, e ainda a degradação das instalações. Sobre a questão, a vereadora Iara Bernardi está denunciando a situação ao Ministério Público, além de buscar uma audiência com o Ministério dos Transportes.
Uma das opções levantadas, como já ocorre em outros Municípios, é a restauração do complexo para uso cultural. Como exemplo de restauro, foi citada a estação de Louveira. De acordo com Filho, a superestrutura já instalada na cidade, possibilitaria ainda o restauro e modernização da via para se instalar, por exemplo, o trem rápido para São Paulo.
Transmitido ao vivo, o programa Manhã Câmara, já está disponível nas redes sociais do Legislativo e será reprisado na grade da TV Câmara. Para saber mais sobre a Associação do Movimento de Preservação Ferroviária, que é aberta à visitação, acesse o site da entidade (www.mpfsorocabana.org.br) ou suas redes sociais (@mpfsorocabana).