10/03/2023 14h40
Facebook

A Secretaria de Comunicação Instituição da Câmara entregou à Mesa Diretora nesta sexta-feira (10), por meio do presidente Cláudio Sorocaba (PL), o relatório de atividades da Secom relativo ao ano de 2022. Com dados de todas as ações em Comunicação do Legislativo, o documento digital é um balanço do trabalho desenvolvido pelos setores de imprensa, fotografia, cerimonial, engenharia e qualidade gráfica, LabLeg (Laboratório de Inovação do Legislativo), Escola do Legislativo, além da TV Câmara e Rádio Câmara.

Os dados apontam a produção recorde do biênio 2021-2022, em comparação a biênios anos anteriores da Casa de Leis, por meio de indicadores de produtividade. Para o secretário titular da pasta, o relações públicas Fábio Mascarenhas, o resultado do trabalho se dá em virtude da dedicação dos servidores e da liberdade concedida pela Mesa Diretora na atuação. "Esse relatório mostra o resultado de muita dedicação de nossos colaboradores, que atuam sempre em busca da inovação, da transparência pública e da busca por um aumento da participação cidadã da nossa comunidade nos trabalhos do Legislativo", explicou.

Entre as entregas, a Secretaria de Comunicação Institucional foi a responsável pela implantação do Espaço de Leitura Criativa “Professor Jorge Narciso de Matos”, com o objetivo de fomentar a prática da leitura e o desenvolvimento da inovação. O local também sedia a Escola do Legislativo e o Lab.Leg (Laboratório de Inovação do Legislativo).

A criação da nova estrutura foi uma iniciativa da Mesa Diretora por meio da parceria entre a Secretaria de Comunicação Institucional e escritório acadêmico Sociê, composto por professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sorocaba. O espaço recebeu mobiliário modular, que propicia a leitura e a reflexão, além de contar com computadores e televisão para apoiar o trabalho dos jornalistas que cobrem o cotidiano da Câmara.

Com o objetivo contribuir com a transparência e a liberdade de expressão, ampliando e maximizando a interação entre o Legislativo e a sociedade, a Secom também lançou o Programa “Rádio Aberta”, por meio da Rádio Câmara. No programa, os veículos de comunicação que cobrem os trabalhos da Câmara de Sorocaba podem utilizar a estrutura física e material da Rádio Câmara para divulgar os trabalhos legislativos.

O Programa Cidades Metropolitanas 2030, produzido pelo Laboratório de Inovação e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba, em parceria com a Agência Metropolitana de Sorocaba e o Grupo Internacional de Pesquisa Mídia, Cidade e Práticas Socioculturais da Universidade de Sorocaba (Uniso), foi aceito como trabalho científico a ser apresentado oralmente no Congresso Regional Sudeste de Comunicação, etapa regional do congresso nacional da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

O Cidades Metropolitanas 2030 é uma série de 18 programas veiculados pela TV Câmara de Sorocaba, entre agosto e dezembro de 2021, com duração média de uma hora, que teve como objetivo debater, no âmbito da Região Metropolitana de Sorocaba, os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da Agência 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Outros destaques foram a elaboração dos primeiros audiobooks da história do Legislativo, O Pequeno Príncipe e O Homenzinho do Pé, as exposições fotográficas Mulheres do Legislativo, Sorocaba 368 anos e "Lá se vão 25 anos...", sobre o Jubileu de Prata dos servidores do Legislativo, entre outros.