13/03/2023 17h07
Facebook

A sessão promovida pela vereadora Fernanda Garcia (PSOL) faz parte do calendário do mês de luta das mulheres

Em memória - e em luta - pelos cinco anos do assassinato político de Marielle Franco, vereadora no Rio de Janeiro pelo PSOL, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) promove nesta terça-feira, dia 14, às 19h, na Câmara Municipal de Sorocaba, uma sessão solene com o tema: "Sementes de Marielle Franco", para homenagear as mulheres que, assim com Marielle, se destacaram na luta pelos direitos humanos nos centros urbanos.

As 21 mulheres escolhidas para serem homenageadas como "sementes de Marielle Franco", realizam trabalhos em diversos segmentos da sociedade civil, em especial, na luta feminista e antirracista. Para a vereadora proponente, as homenageadas representam parte de um importante levante de luta social que se intensificou após o assassinato de Marielle. "As mulheres, sobretudo, foram as protagonistas desta luta e continuam sendo. Marielle se foi, mas seu legado de luta vive em cada mulher que vai às ruas pelos direitos, assim como as que vamos consagrar na sessão", disse Fernanda.

A parlamentar também cita a importância deste evento para a formação das futuras gerações: "A partir destas mulheres mantemos viva a lembrança de Marielle, mas também ajudamos a abrir caminhos para as lutas e para as mulheres que virão", disse.

Quem foi Marielle Franco

Marielle Franco, foi socióloga, mestre em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e ativista pelos direitos humanos na cidade do Rio de Janeiro.

Quando eleita vereadora na cidade do Rio de Janeiro, em 2016, pelo levante feminista do PSOL, obteve a quinta maior votação da cidade com 46.502 votos e atuou na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, com destaque na presidência da Comissão da Mulher da Casa de Leis carioca.

Marielle foi brutalmente assassinada no dia 14 de março de 2018, aos 38 anos, junto do motorista Anderson Gomes. O mando do crime ainda é investigado.

Sessão Solene

A sessão solene "Sementes de Marielle Franco" é aberta ao público e faz parte do calendário municipal de luta das mulheres, instituído pela lei municipal nº 11.715/2018. O evento acontecerá no Plenário da Câmara Municipal e será transmitida pela TV Legislativa, canal 31.1 e pelas redes sociais da Casa.

(Assessoria de imprensa – vereadora Fernanda Garcia – PSOL)