O parlamentar também foi agraciado com o Título de Cidadão Emérito em sessão solene conduzida pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL)
O novo vereador da Câmara Municipal de Sorocaba, Caio Oliveira, que tomou posse ontem, foi homenageado com o Título de Cidadão Emérito em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de segunda-feira, 14, e conduzida pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL). A concessão da honraria ao novo vereador da Casa foi proposta pelo vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), que deixa o Legislativo sorocabano para assumir mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, uma vez que foi eleito deputado estadual nas eleições de 2022.
Além de Cláudio Sorocaba, que presidiu a solenidade, a mesa de honra contou com a presença das seguintes autoridades: vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto; primeira-dama Sirlange Frate Maganhato; vereador João Donizeti Silvestre (PSDB); deputado estadual eleito Vitão do Cachorrão (Republicanos); diretor do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Pascoal Martinez Munhoz; pastora Isaudite Sampaio da Silva; e o gestor da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior.
O evento contou, ainda, com várias outras autoridades, como os vereadores de São Miguel Arcanjo, Aguinaldo Castilho e Gil Sales; dirigentes de entidades, como Instituto Paz e Amor, Associação Rede do Bem, Fundo Social de Solidariedade, e secretários municipais, além de pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus (bispo Alexandre Pereira), da Catedral da Adoração (bispo Jaílson Andrade) e da Igreja Agnus (bispo Ademir Tacconi e pastora Cláudia Tacconi). Diversos vereadores da Casa se fizeram representar por seus assessores. Além do público que lotou a galeria, o saguão da Câmara também acomodou um grande público em cadeiras especialmente colocadas para acolhê-lo.
Boas-vindas – O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), ressaltou que Caio Oliveira, assim como Vitão do Cachorrão, que está deixando a Casa, é um vereador cuja base é a população mais carente e irá realizar um grande trabalho. Diversas autoridades, entre elas, o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), líder do governo na Casa, também se pronunciaram desejando um bom mandato ao novo vereador. E o prefeito Rodrigo Manga, assim como outras autoridades, gravou um vídeo parabenizando Caio Oliveira pela homenagem.
Durante a sessão solene, o vereador Vitão do Cachorrão, que irá assumir o mandato de deputado estadual, despediu-se do Legislativo sorocabano, com o discurso emocionado e apresentou sua carta de renúncia ao mandato, que foi lida pelo vereador João Donizeti. Em seguida, o presidente da Casa, Cláudio Sorocaba (PL), assinou o termo de posse do vereador Caio Oliveira, que leu o termo de compromisso como vereador da Câmara Municipal de Sorocaba. Por fim, Caio Oliveira recebeu o Título de Cidadão Emérito, por iniciativa do então vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos).
Ao agradecer a homenagem, Caio Oliveira disse que irá trabalhar em conjunto com os demais vereadores e anunciou suas principais bandeiras: vulnerabilidade social, saúde, habitação, causa animal e educação. Também disse que irá apoiar o trabalho social das igrejas, que, segundo ele, desenvolvem um trabalho social que o poder público sozinho não é capaz de fazer. Caio Oliveira também agradeceu sua esposa, Samyra Toledo Egêa, pelo apoio e ressaltou a importância da família.
Dados biográficos – Natural de Sorocaba, onde nasceu em 19 de janeiro de 1993, Caio de Oliveira Egêa Silveira é filho de Claudia Estefânia de Oliveira e Adilson Egêa Silveira. Passou a infância e adolescência no Jardim Iguatemi e, tendo estudado em escolas públicas, formou-se em Tecnologia em Logística pela Universidade de Sorocaba (Uniso). É casado com Samyra Toledo Egêa e pai de uma menina de cinco anos.
Aos 20 anos, ingressou na juventude da Igreja Mundial do Poder de Deus, participando de projetos sociais voltados para os jovens. Foi quando conheceu o atual prefeito Rodrigo Manga e se engajou em ações de combate às drogas e atendimento a pessoas de menor renda.
Em 2016, foi assessor parlamentar do deputado estadual Rodrigo Moraes e, em seguida, tornou-se assessor do então vereador Rodrigo Manga, na Câmara Municipal de Sorocaba, quando passou atender milhares de pessoas em diversas áreas, como saúde, educação, habitação, entre outras.
Primeira suplência – Nas eleições de 2020, foi candidato a vereador em Sorocaba, conquistando 3.620 votos, o que lhe garantiu a primeira suplência do Partido Republicanos. No ano seguinte, atuou como ouvidor-geral do Município no governo Rodrigo Manga, quando buscou agilizar o trabalho da ouvidoria. Também foi diretor do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), contribuindo para o desenvolvimento de projetos inovadores em sua gestão.
Entre 2021 e 2022, atuou como assessor parlamentar do ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e atual vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marcos Pereira, quando fez parte da conquista de mais de R$ 28 milhões para Sorocaba através de emendas parlamentares.