Realizada por intermédio da vereadora Iara Bernardi, a solenidade e a exposição fazem parte das programações do Mês das Mulheres em Sorocaba
Nesta quinta-feira, dia 16/03, às 19h, a Câmara de Sorocaba realiza, por intermédio do mandato da vereadora Iara Bernardi, a Sessão Solene de abertura da exposição "Frida Kahlo - Uma mulher à frente do seu tempo". A exposição, que será aberta à visitação do dia 17 ao dia 30 de março, das 9h às 17h, no Saguão Salvadora Lopes, na entrada da Casa de Leis, terá a participação de quinze artistas de Sorocaba e diferentes regiões do Brasil que apresentam obras inspiradas na vida, obra e legado da pintora mexicana Frida Kahlo. A curadoria é da curadora de arte e produtora cultural Maria Vieira.
De acordo com a curadora, a exposição demonstra o quanto a Frida serve de inspiração a muitas mulheres. "Nós, artistas, reconhecemos a batalha incansável que ela travava diariamente, levando-a a se superar. Mesmo com o corpo padecendo em dor, presa a uma cama, Frida surpreendia a todos e continuava criando suas obras, pois sua limitação física não a impedia de voar. Frida Kahlo foi e é um exemplo de luta e da demonstração da força da mulher", ressaltou Maria Vieira.
A exposição faz parte da programação alusiva ao Mês das Mulheres, organizada pelo movimento "Mulheres pela democracia sem anistia. Por nossos direitos sem retrocessos e pela vida digna de todas as mulheres", formada por representantes de mais de 30 entidades de mulheres de Sorocaba.
Participam da mostra as/os artistas Ana Maria Reis, Cecília Bismara, Cida Felipe, Gilda Sabas, Heloísa Nunes Conceição, Léa Zumpano, Jakbenevento, Maria Vieira, Marileusa Reducino, Mônica Mendes, Pedro Amadeu, Selma Pszdzimirski, Soraya Balera, Taïs e Thais Cristina.
A sessão solene de abertura da exposição será realizada no Plenário da Câmara de Sorocaba, aberta ao público, e transmitida ao vivo pela TV Câmara e redes sociais do Legislativo.
(Assessoria de Imprensa – vereadora Iara Bernardi/PT)