Mostra aberta nesta sexta-feira, 17, no Saguão Salvadora Lopes, segue no Legislativo até 30 de março
A curadora de arte e produtora cultural Maria Vieira e as artistas plásticas Heloisa Nunes Conceição e Jakbenevento, que participam da exposição "Frida Kahlo - Uma mulher à frente do seu tempo" foram as convidadas do programa Manhã Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba desta sexta-feira, 17. A mostra, em exposição no Saguão Salvadora Lopes, na entrada da Casa de Leis, faz parte da programação do Mês da Mulher e foi aberta em sessão solene realizada na noite de ontem, por iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT).
Filha de camponesa com pai Alemão, a mexicana Frida Kahlo teve paralisia infantil e na juventude sofreu um acidente de trem. A artista, que não podia ter filhos, morreu cedo, aos 47 anos. “Por isso eu falo que ela sempre teve que ressignificar cada coisa que ia lhe acontecendo. Primeiro ela teve a paralisia, depois o acidente, aí ela conseguiu andar, ficar bem, mas, com o tempo, foi tendo as consequências disso novamente e foi parar numa cama ”, destacou a curadora.
Para Maria Vieira, as diversas facetas da artista, que são retratadas na exposição, refletem também a vida dessas pintoras. Além das artistas convidadas pelo Manhã Câmara, participam da mostra os artistas: Ana Maria Reis, Cida Felipe, Gilda Sabas, Léa Zumpano, Marileusa Reducino, Mônica Mendes, Pedro Amadeu, Selma Pszdzimirski, Soraya Balera, Taïs Del Cistia e Thais Cristina.
Aberta à visitação até o próximo dia 30 de março, das 9h às 17h, a exposição conta com a participação de artistas sorocabanos e de outras regiões do país. Após sua estreia na Câmara, a mostra será levada para outros municípios.