20/03/2023 16h45
atualizado em: 21/03/2023 09h15
Facebook

Aproximadamente 45 mil passageiros passam por dia por esses terminais

Com o objetivo de promover assistência em saúde às pessoas que utilizam o transporte público, o vereador Caio Oliveira (Republicanos), apresentou, na tarde desta segunda-feira (20), um pedido para que a Prefeitura de Sorocaba crie salas de primeiros socorros nos terminais Vitória Régia e São Bento.

Através do documento de indicação, o parlamentar justifica a necessidade após ser procurado pela Sra. Elvira Rodriguez de Lima, de 65 anos, moradora do bairro Sorocaba Park, contou que seu marido de 75 anos sofreu uma queda no terminal Vitória Régia. No momento do acidente, não havia profissionais da área da saúde para prestar primeiros socorros e o idoso acabou sendo ajudado por seguranças e funcionários administrativos do terminal.

Ainda de acordo com Elvira, foi preciso aguardar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) por aproximadamente uma hora. “Meu marido ficou desacordado todo esse tempo e com muito sangramento em sua cabeça. Fiquei desesperada com a situação. Se houvesse uma sala de primeiros socorros, com certeza seríamos acolhidos com mais segurança e rapidez”, conta a idosa.

Para o vereador Caio Oliveira, a implantação é de extrema importância. “Temos 45 mil pessoas que passam diariamente pelos dois terminais. Há necessidade de uma sala de atendimento de primeiros socorros, assim como já existe desde 2018 nos terminais São Paulo e Santo Antônio. Nosso pedido também dará apoio aos chamados do SAMU a esses dois locais, até mesmo evitando deslocamento de ambulância, caso não haja necessidade”, explica o parlamentar.

Salas de primeiros socorros - As salas de primeiros socorros dos terminais São Paulo e Santo Antônio foram inauguradas no dia 10 de maio de 2018. Inclusive, na data de inauguração, duas grávidas foram atendidas no terminal Santo Antônio. As unidades contam com diversos equipamentos, como desfibrilador, equipamentos contra incêndio, materiais de primeiros socorros, como gase, pinça, talas, colar cervical, entre outros, além de prancha fixa e retrátil e cadeira de rodas.

(Assessoria de Imprensa – vereador Caio Olivera/Republicanos)