Para o vereador, a revitalização de espaços vazios no Centro é de grande importância para a cidade
O vereador Ítalo Moreira (PSC) enviou um requerimento direcionado ao governo municipal sorocabano e o atual governo federal cobrando providências acerca das áreas das Oficinas da Sorocabana, que ficam no Complexo Ferroviário de Sorocaba.
Segundo o documento, o parlamentar realça a mais alta importância da economia criativa e da revitalização de grandes espaços vazios na região central da cidade de Sorocaba, bem como apresenta uma proposta de instalação de um braço operacional do Parque Tecnológico de Sorocaba nestas localidades.
“A revitalização de espaços vazios no Centro é de grande importância para conter o crescimento da mancha urbana, melhorar a segurança pública no conceito da janela quebrada e aumentar o adensamento populacional. Além disso, a economia criativa é um setor em ascensão, que pode trazer importantes benefícios econômicos e culturais para a região”, explica Ítalo Moreira.
“Nós somos autores de leis e projetos que buscam beneficiar e revitalizar a região central, como o Projeto de Lei nº 191, de 2022, que traz o conceito de ‘centro expandido’, com incentivos fiscais para que diversos segmentos econômicos passem a ocupar os vazios urbanos centrais, levando vida e desenvolvimento à região; o Projeto de Lei nº 255, de 2022, denominado de ‘Requalifica Centro’, potencializando a vitalidade da região, promovendo o cumprimento da função social da propriedade, conforme preconizado no Estatuto da Cidade, Lei Federal nº 10.257, de 2001, e no Plano Diretor, estimulando a reabilitação do patrimônio arquitetônico central; dentre muitos outros”, finaliza o parlamentar.
Nesse sentido, o vereador de Sorocaba pede que o Governo Federal avalie a possibilidade de doar ou conceder à Prefeitura de Sorocaba as Oficinas da Sorocabana para serem utilizadas como uma expansão do Parque Tecnológico de Sorocaba voltado para economia criativa, trazendo vida e revitalização à região.
(Assessoria do vereador Ítalo Moreira/PSC)