30/03/2023 10h05
atualizado em: 30/03/2023 10h05
Facebook

A comunidade relatou a violência e a sujeira que a presença de moradores em situação de rua provoca há anos no bairro

Em reunião, realizada na tarde de quarta-feira (29), com moradores do bairro Vila Rica, na Zona Oeste da cidade, o vereador Aith (PRTB) recebeu reclamações da comunidade em relação a transtornos que a presença de pessoas em situação de rua provoca há vários anos na região.

O bairro, que fica próximo à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), abriga o prédio do SOS (Serviço de Obras Sociais), que acolhe andarilhos de toda a cidade e até provenientes de outros municípios, onde tomam banho, comem, podem pernoitar por alguns dias, retornando às ruas no período diurno.

O problema é que essas pessoas, homens e mulheres, não têm ocupação, permanecendo no entorno do SOS o dia inteiro; muitos deles montam acampamento e dormem embaixo de marquises dos comércios na Avenida Luís Mendes de Almeida, tornando o bairro um local difícil e perigoso de frequentar.

Ainda de acordo com os moradores, além da insegurança, diante de furtos e ataques a pedestres – que ocorrem com frequência – os moradores em situação de rua promovem muita sujeira, despejando nas vias restos de comida e de outras doações que recebem todos os dias.

Os comerciantes dizem que também sentem o prejuízo da vizinhança indesejada, relatando furtos diários, além da imagem negativa dos andarilhos em frente às suas lojas; situação agravada pelo consumo de álcool e drogas ilícitas em cada esquina à luz do dia, gerando comportamentos agressivos.

Ocorrências de ataques com facas, pessoas nuas ou seminuas e constrangimento por utilizar as vias como banheiro e até como motel, são atribuídas pela comunidade à presença do SOS no bairro, o que, reforçam os moradores, não resolve o problema de pessoas em situação de rua, apenas agrava e atrai marginais e desocupados de Sorocaba e da região para o local.

O vereador ouviu os relatos, conversou com moradores e, em seguida, entrou em contato com o secretário de Governo, Beto Maia, e com o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, indicando a necessidade da desocupação de um espaço onde havia pessoas acampadas.

O pedido do parlamentar foi atendido em poucos minutos, com a promessa de novas ações no dia seguinte. Aith afirmou ainda que irá cobrar reforço de policiamento para a região, além de se reunir com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) para que o poder público adote providências efetivas a respeito da situação.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Aith/PRTB)