O Título de Cidadão Emérito a Luiz César Nitsche foi iniciativa do vereador Luis Santos, em solenidade que contou com o cônsul da Grécia
O empresário do setor de informática Luiz César Nitsche, que também cursa mestrado em Filosofia na Unicamp e atua em projetos sociais sobretudo na área de formação e educação, foi agraciado com o Título de Cidadão Emérito pela Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada na noite de quarta-feira, 29, no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos). A solenidade foi prestigiada pelo cônsul da Grécia, Stergios Tasioulas, e contou com apresentações de danças típicas daquele país.
Além do vereador, que presidiu a solenidade, e do cônsul da Grécia, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: secretário de Cultura, Luiz Antônio Zamuner, representando o prefeito Rodrigo Manga; presidente da Loja Maçônica Fraternidade de Sorocaba, Ronaldo de Oliveira Leme; presidente da Fundec Sorocaba, Antônio Carlos Sampaio; presidente do Gabinete de Leitura Sorocabano e do Conselho Superior da Fundec, Luciano Viana; e o delegado de polícia, José Ailton Ribeiro, que foi vice-prefeito de Sorocaba. O homenageado, Luiz César Nitsche, também integrou a mesa de honra.
Como determina o protocolado do cerimonial, a sessão solene foi aberta com o Hino da Grécia e, em seguida, pelo Hino Nacional Brasileiro. Durante o evento, o vereador Luiz Santos homenageou o cônsul Stergios Tasioulas com o Título de Visitante Ilustre e pediu que Hamilton Vieira, chanceler nacional da cultura pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, um dos articuladores do evento, o auxiliasse na entrega da homenagem. O vereador também foi homenageado pela federação.
Além das palavras do vereador Luis Santos e das demais autoridades presentes enaltecendo a trajetória do homenageado, o cônsul Stergios Tasioulas discorreu sobre a importância da Grécia como berço da civilização e suas relações com o Brasil. Ao agradecer a homenagem, Luiz César Nitsche relembrou as dificuldades enfrentadas na infância, o empenho em se aperfeiçoar pelos estudos e enalteceu o papel da família e dos amigos em sua vida.
Dados biográficos – Luiz César Nitsche nasceu em Sorocaba em 1º de junho de 1968, filho de Edgard Nitsche e Santina Canavesi Nitsche. Filho de uma tecelã da fábrica Santa Maria, foi catador de ferro velho até nove anos de idade e trabalhou como vendedor de cachorro quente até os doze anos. Aos quatorze anos, entrou no Senai, trabalhando na empresa Jurid, na qual exerceu até 1986 a função de meio oficial ferramenteiro.
Escritor, poeta e admirador das artes em geral, é autor do livro “Muito Além do Sobrenome” (2013), no qual aborda a importância do estudo genealógico como ferramenta de descoberta interior e fortalecedora dos vínculos familiares. Também é autor do livro “O Professor do Silêncio” (2018), em que resgata, de forma romanceada, a história e os ensinamentos do professor Bohdan Wijtenko, um dos primeiros a lecionar sobre a filosofia e meditação em Sorocaba.
Graduado em Filosofia pela Universidade de Sorocaba (Uniso) e cursando a graduação em História na mesma universidade, cursa o Mestrado em Filosofia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Realiza pesquisas em história da filosofia moderna, com ênfase no estudo da teoria do conhecimento presente no pensamento metafísico, físico, fisiológico e moral de Descartes. É co-fundador e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Metafísica, Física, Fisiologia e Moral na Modernidade Nascente (Cartesius).
Em 1991, interessou-se por informática e, depois de quatro anos de estudo como autodidata, prestou várias provas de certificações internacionais, sendo certificado por grandes multinacionais do ramo, como a Microsoft e a Cisco, entre outras. Foi um dos pioneiros na implantação da Internet no Brasil e, em 1995, fundou em Sorocaba o primeiro provedor de Internet da cidade, o segundo do Estado e o terceiro do país.
Especializou-se em segurança cibernética, dando consultoria em várias empresas nacionais e internacionais. Implantou, em conjunto com a Embratel, a primeira rede de dados privada na Internet utilizando voz com controle de qualidade, em 2000, no grupo editorial FTD e na Empresa Mangels. Atualmente é sócio-diretor da empresa Links Technology, que atua na área da Tecnologia da Informação através de assessoria nos mais diversos níveis exigidos pelo mercado.
Luiz César Nitsche realiza palestras em escolas públicas da periferia da cidade, levando até os jovens temas relevantes como empreendedorismo, confiança e liderança. Há vários anos desenvolve em conjunto com um grupo de pessoas um trabalho de levar o silêncio mental até as crianças dos Centos Municipais de Educação Infantil. Como membro da Loja Maçônica Fraternidade Sorocaba 383, trabalha em projetos de benemerência em favor dos mais necessitados.
É casado há 30 anos com Eliana Aparecida de Oliveira Nitsche, com quem teve quatro filhas: Aline Nitsche, médica veterinária; Caroline Nitsche, advogada; Cristiane Nitsche, cirurgiã-dentista; e Fabiane Nitsche, advogada. Nitsche, como é conhecido, é membro da Loja Maçônica Fraternidade de Sorocaba 383, onde foi iniciado no ano de 1998, tendo ocupado todos os seus cargos, sendo seu presidente no biênio de 2008/2009. Também integra a Academia Sorocabana Maçônica de Artes, Ciências e Letras) e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).